Habitação e Serviços Sociais

Idosos do Vida em Movimento apresentam 1ª Exposição de Quadros e Artesanato

Por Habitação e Serviços Sociais

Publicado em 02/12/2013

Prefeito Helil Cardozo observa um dos quadros - Foto Sandro GironSucesso garantido. Assim foi a 1ª exposição de quadros e artesanatos dos idosos participantes do Projeto Vida em Movimento, projeto vinculado a secretaria municipal de Habitação e Políticas Sociais de Itaboraí. A exposição, gratuita e aberta ao público, aconteceu nesta sexta-feira (29), no Colégio Cenecista Alberto Torres, no centro da cidade. Ao todo, foram expostos e colocados a venda aproximadamente 70 quadros, além de panos de prato bordado a mão, bonecas de pano, porta objetos, toalhas de rosto, peso de porta, enfeites de natal, passadeira, jogo de banheiro, dentre outros. Todas as peças foram produzidas pelos idosos do projeto. Muitos dos objetos foram vendidos durante a mostra.

Presente ao evento, o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, se encantou com a qualidade dos trabalhos e ressaltou o comprometimento da primeira-dama com o Vida em Movimento.

“Eu vejo o carinho e o amor que a Ana tem com todos vocês do projeto, ela ama o que faz e por isso faz bem feito. Tudo que é feito com amor, mesmo com dificuldades, é possível vencer, e é este espírito que eu tento passar para toda a equipe da prefeitura”, discursou Helil.

Emocionada por ter vendido sua primeira obra de arte, a moradora de Itambi Maria Helena Moraes, 52 anos, mal acreditou quando o presidente do Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores de Itaboraí (Itaprevi), Geraldo Saraiva, comprou um de seus quadros, que ficará exposto na sede do Itaprevi.

“Eu nem acreditei, dentre tantos quadros, o meu foi escolhido para ficar exposto no Itaprevi”, disse a aluna das aulas de pintura em tela do Vida em Movimento.

Em todo o espaço, a quadra poliesportiva ficou cercada de quadros com temas como paisagens, animais e flores, além de mesas com os trabalhos artesanais. Todas as peças expostas estavam à venda, com a renda destinada aos próprios idosos. Placas de identificação, com nome e telefone do “aluno artista”, também ficaram expostas, para futuras encomendas.

Intitulada como a “princesinha” do projeto, a aposentada Eneida Lopes, 84 anos e moradora de Calundu, expôs seis quadros e ficou feliz com o resultado obtido.

“Já garanti o meu Natal. Consegui vender dois quadros e tenho mais duas encomendas para fazer. Quero agradecer à primeira-dama, que é nossa amiga, e também à nossa professora de pintura, Keta Sasso, pela boa vontade e paciência”, disse emocionada.

Quem também saiu de lá com dois quadros, um jogo de banheiro e outras peças foi o secretário municipal de Habitação e Políticas Sociais, Wolney Trindade.

“Esta exposição está digna de um vernissage nas melhores galerias de Ipanema e Copacabana. Esses quadros que comprei, um no valor de R$ 200 e outro de R$ 380, ficarão expostos na minha casa, são lindos. O que está acontecendo aqui é uma valorização do trabalho destes idosos, um dos quadros que adquiri é de uma senhora de 84 anos, que talento”, ressaltou Wolney.

Com aproximadamente 75 alunos expositores, todos de blusa branca e lenço verde, a primeira-dama e coordenadora do projeto Vida em Movimento, Ana Maria Cardozo, foi presenteada com um buquê. Ela ressaltou que esta exposição será a primeira de muitas.

“Antes de falar qualquer coisa, gostaria de agradecer aos meus meninos e meninas, pelos dias e meses de dedicação, para que tudo ficasse da melhor maneira possível, e ficou. Está tudo maravilhoso, somos uma família e gostaria de ressaltar o quanto vocês são importantes para mim, mudaram a minha vida”, disse Ana.

Representando todo o secretariado presente, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana, agradeceu a parceria com o Colégio Cenecista, na figura do diretor Arthur Chrispino, e destacou a oportunidade de participar e conhecer o trabalho realizado dentro do Vida em Movimento.

“O que estou presenciando é a inclusão social de pessoas que até pouco tempo atrás provavelmente não se imaginavam estar aqui hoje, mostrando seus dons e talentos”, afirmou Audir.

Durante toda a exposição, foi oferecido aos presentes um coquetel e música ao vivo, com Fabinho do Blues e Trio, com canções de MPB, Rock Nacional e Blues.

Todos os alunos fazem parte do Projeto Vida em Movimento, que atende aproximadamente 2 mil pessoas com mais de 50 anos de idade, com atividades físicas e diversos cursos, como pintura em tela, pintura em tecido, tricô, crochê, dança de salão, informática, hidroginástica, dentre outros.