Itaboraí aperta o passo para retomar obras do PAC – A Tribuna

Publicado em 23/01/2013

Foto: Bruno Eduardo Alves

A retomada das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Itambi, em Itaboraí, é a atual prioridade do governo de Helil Cardozo (PMDB). Um levantamento sobre a atual condição do local, realizado feito por técnicos da Secretaria de Habitação, Programa Social e Integração Regional, será entregue a Caixa Econômica Federal em uma reunião amanhã. O objetivo, segundo o secretário Wolney Trindade, é acelerar o processo de autorização para que uma nova licitação seja feita. Além de Itambi, o bairro Engenho Velho também será beneficiado com obras do PAC.

Para Wolney, a retomada das obras do PAC Itambi é de extrema urgência devido aos últimos dias de chuva e as condições insalubres em que estão vivendo os moradores da região ribeirinha. São 256 famílias em condições sociais vulneráveis e de muita periculosidade devido à proximidade do rio.
“Se cair em Itambi a metade da chuva que caiu em Xerém (na Baixada Fluminense), a população vai aparecer boiando na Baía de Guanabara. Precisamos retirar estas famílias da localidade o mais rápido possível. Vamos tentar com a Caixa a redução do prazo da autorização, para que no máximo em 90 dias, estas obras sejam retomadas”, explicou o secretário.
Em Itambi, 65% do projeto foi executado e as obras estão paralisadas desde outubro de 2011. A empresa RC Vieira, que respondia pela construção, parou de realizar as intervenções com o consentimento da antiga administração da prefeitura. A atual gestão encontrou o local depredado.
“Encontramos um matagal. Janelas, pias e vasos sanitários saqueados. Além das pichações nas fachadas”, comentou Wolney.
Conforme o secretário, a prioridade para Helil é pôr em funcionamento a creche e o posto de saúde do local por conta da grande necessidade da população. Ele ainda disse que caso a verba liberada para a conclusão do PAC Itambi não seja suficiente para ativá-los, serão remanejados recursos da Saúde e da Educação. “Este é o maior empenho do prefeito no momento, porque um posto aqui, abre uma frente que o bairro necessita, já que a situação da Saúde, por exemplo, está precária”, comentou.
Por fim, o secretário afirmou que à medida que os blocos do PAC Itambi forem liberados, as pessoas em áreas de maior risco poderão se mudar. Não é intenção da prefeitura esperar o término de todos os blocos para fazer uma grande inauguração.
“Após seis anos esperando algum a finalização das obras, a população quer resultados. Elas não aguentam mais a espera e é mais barato manter as famílias dentro dos apartamentos, cuidando do local do que deixar os prédios à mercê de roubo e pichações”, comentou.
Para o líder comunitário Marcos Cabral Rosa, a população está mais esperançosa quanto ao término das obras. “O secretário nos passou mais confiança quanto a conclusão das obras. Estamos cansados de nadar e não chegar na praia. É muita ansiedade. Desde 2008 esperamos por isso” disse.

Amanhã: como andam as obras do PAC Engenho Velho e polêmica no Rato Molhado.

Texto: Fernanda Moreno