Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Turismo e Eventos

Itaboraí terá Centro de Iniciação ao Esporte

Por Turismo e Eventos

Publicado em 20/12/2013

 

centro de esporte okItaboraí será uma das nove cidades do estado do Rio de Janeiro a receber o Módulo III, modelo completo do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), anunciado nesta semana pelo Governo Federal para contemplar, no total, 265 municípios pelo país. Orçado em R$ 967 milhões, o projeto, parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), é considerado o principal legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016.

 

“É um benefício inestimável para Itaboraí. Além de incentivar a atividade esportiva, vai nos ajudar também a identificar e formar novos talentos. Quem ganha é a população, que terá à disposição um equipamento de alta qualidade”, disse Sérgio Gil, secretário municipal de Esporte e Lazer.

 

O ginásio terá uma quadra de 40m de cumprimento por 20m de largura, com piso sintético com camada de resina de poliuretano. Além de arquibancada para 177 pessoas, que terá local para cadeirantes, a área abrigará, ainda, espaço para academia, enfermaria, vestiários, copa, depósito, salas de administração e de professores/técnicos. Tudo com acessibilidade, como rampas, plataforma elevatória, banheiros adaptados e portas mais largas.

 

Além delutas, como boxe, judô e taekwondo, o CIE terá como foco receber treinamentos e competições de mais nove modalidades olímpicas (atletismo, basquete, vôlei, esgrima, handebol, ginástica rítmica, badminton, levantamento de peso e tênis de mesa), de futsal e de mais seis paralímpicas (esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e goalball).

 

O Módulo III de Itaboraí está orçado em R$ 3,6 milhões, verba que virá do Governo Federal, cabendo à Prefeitura disponibilizar o terreno, que será no bairro Apollo II, fazer a gestão e zelar pelo funcionamento e manutenção do centro, além de elaborar o plano de ação e a política para desenvolvimento do esporte no local.

 

Entre os objetivos do CEI estão a ampliação da oferta de instalações com requisitos oficiais e o incentivo ao esporte como auxílio à formação do cidadão, fazendo conexões com programas como o Mais Educação e o Segundo Tempo.

Compartilhe