Educação

Alunos da rede municipal concluem curso de prevenção às drogas oferecido pela PM

Por Educação

Publicado em 07/12/2013

Helil e Susilaine junto a formandos do Proerd

Helil Cardozo e Susilaine Duarte com formandos do Proerd

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, prestigiou, neste sábado, a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), oferecido pela Polícia Militar a 900 estudantes da rede municipal de ensino. Esta foi a segunda turma do município a se formar este ano. No fim do primeiro semestre, outros 900 alunos também completaram o curso.

O clima na casa de Shows Faraó foi de emoção e confraternização entre os instrutores da PM, seus alunos e as autoridades presentes. O curso, com duração de seis meses, visa estimular as crianças do 5º ano do Ensino Fundamental a pensarem nas consequências das escolhas que fazem e a lidar com as pressões de grupos, optando por uma vida saudável, sem usar drogas. Ao todo, 15 escolas municipais de Itaboraí participaram desta edição do Proerd.

“Quero pedir uma salva de palmas para a Polícia Militar, que, além de realizar o combate ao crime, também faz esse trabalho maravilhoso, de conscientizar nossas crianças, para mantê-as longe de todos os tipos de droga”, discursou Helil Cardozo.

Alunos formandos do Proerd

Ao todo, 900 estudantes do 5º ano se formaram no Proerd neste sábado

O prefeito também parabenizou o tenente-coronel Selema, comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar, em Itaboraí, pelo trabalho realizado na cidade. O coronel, por sua vez, ressaltou a importância da parceria entre a PM e a Prefeitura.

“Quero agradecer ao prefeito Helil Cardozo, que tem estado sempre presente, proporcionando uma parceria importante com a polícia. Estou muito feliz com a presença de todos nessa festa, e quero dizer aos formandos, que hoje não é o fim, mas o início de uma nova fase na vida de todos vocês”, afirmou o comandante.

Muitos pais de formandos também demonstravam emoção, como a mãe de uma menina de 12 anos, aluna da Escola Municipal Amelia Guimarães Fernandes:

“Minha filha foi abandonada pela mãe biológica, que era viciada em drogas, quando ainda era muito pequena. Não escondo isso dela, pois é preciso que a criança saiba da realidade. Ela me disse que gostaria que sua mãe tivesse tido a mesma oportunidade que ela, de cursar o Proerd. Quem sabe, dessa forma, as coisas seriam diferentes”.

No final do evento, mais emoção tomou conta do público, quando foram escolhidas aas melhores redações escritas entre todos os formandos. Os quatro vencedores ganharam, cada um, uma bicicleta. O destaque foi o menino Pedro de Andrade, de 12 anos, que perdeu os pais e um irmão por causa do tráfico de drogas. No fim de seu texto, após relatar a dor da perda de parte da família, ele agradeceu ao Proerd pela oportunidade de ter feito o curso.

“Quero anunciar que, se os familiares permitirem, vamos publicar as quatro redações vencedoras como parte do conteúdo das agendas escolares que serão distribuídas aos alunos da rede municipal”, disse Helil Cardozo.

Também presente ao evento, a secretária municipal de Educação, Susilaine Duarte, agradeceu aos pais que compareceram à formatura.

“Quero ressaltar aqui a importância da parceria dos pais, que se fazem presentes, apoiando seus filhos num momento tão importante como esse”, disse Susilaine.

Outras autoridades municipais também participaram da festa, entre elas o secretario municipal de Segurança e Defesa Civil, Ricardo Sales, diversos subsecretários de Educação e os vereadores Zé Manel, Rosana Rosa, Clemilson Mixaria e Ézio Barcelos.