Ciência e Inovação

Itaboraí inicia Jornada de Ciência e Tecnologia

Por Ciência e Inovação

Publicado em 23/10/2015

DSC_0393Pela segunda vez consecutiva, a Prefeitura de Itaboraí participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Governo Federal. Desta segunda-feira (19/10) até o próximo domingo (25/10), cerca de 2 mil alunos da rede municipal de ensino estarão diretamente envolvidos na Jornada Pedagógica de Ciência e Tecnologia.

Cada unidade escolar organizará sua feira de ciências, que poderá contar com diversas atividades pedagógicas, como desenvolvimento e exposição de trabalhos científicos, palestras, oficinas e exibição de vídeos, integrando professores, alunos e a comunidade em geral.

“Queremos fazer com que nossos alunos entendam a importância da ciência e se tornem multiplicadores das informações a partir das ações desenvolvidas, além de incentivar a pesquisa e descobrir talentos”, disse Regina Ferreira, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O tema deste ano é “Luz, ciência e vida”. A motivação da escolha se baseou na decisão da Organização das Nações Unidas (ONU), que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com o objetivo de celebrá-la como matéria da ciência e do desenvolvimento.

As atividades vão abranger alunos da Educação Infantil ao 9º ano. Mas o foco será no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), pois os seis melhores trabalhos neste segmento serão indicados para representar Itaboraí na Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti), nos dias 14 e 15 de novembro, no Rio de Janeiro.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS) – e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

O objetivo é aproximar a ciência e tecnologia da população, promovendo eventos que incluam instituições diversas a fim de realizar atividades de divulgação científica em todo o país, em linguagem acessível à população e por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a discução das implicações sociais da ciência, aprofundando os conhecimentos sobre o tema.

Noticias em Destaque