Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Em busca de dias melhores

Por

Publicado em 22/03/2013

Hospital Municipal

O São Gonçalo – 22/03/2013

A Secretaria de Saúde de Itaboraí voltou a realizar o serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior. Fora dos planos de atividades na unidade desde o ano passado, o serviço tem como objetivo tratar cirurgicamente as doenças da cavidade bucal, face e pescoço, tais como traumatismos e deformidades dos maxilares e da mandíbula.
O serviço foi retomado no fim de fevereiro. De acordo com o coordenador do programa de Saúde Bucal do Município, Sérgio Lopes, a equipe já realizou quatro cirurgias. Mas a demanda deve aumentar por conta do número de casos de traumatismos faciais que costumam chegar ao hospital. Muitos casos são de acidentados de trânsito.

“Esta cirurgia pode garantir a sobrevida da pessoa após o trauma inicial, com chances mínimas de haver sequelas. Por isso, é fundamental esta especialidade no município, que é cercado por quatro rodovias. Além disso, nossa unidade de saúde também atende a pacientes vindo de outras regiões”, lembrou Lopes.

Para a contadora Raquel Motta, de 35 anos, moradora de Ampliação, ter este serviço em Itaboraí significa melhor qualidade de vida. Na última quarta-feira, ela foi submetida a uma cirurgia para retirada de um tumor na mandíbula. Servidora da Prefeitura de Itaboraí, Raquel aguardava desde 2011 para fazer este procedimento, que ocasionava muita dor, além de dificuldades para falar e comer.
“Meu dentista diagnosticou um pequeno problema no meu dente e me encaminhou para o cirurgião bucomaxilofacial. Fiz três vezes os exames pré-operatórios, mas eles perdiam a validade porque não conseguia fazer a operação. Já emagreci 10 quilos. Comer virou sinônimo de sofrimento”, contou a paciente, momentos antes da operação que solucionou seu problema.
De acordo com Sérgio Lopes, pacientes vítimas de trauma facial com risco de morte são imediatamente operados. O Hospital Municipal Desembargador Leal Junior fica na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Junior, s/nº, no bairro de Nancilândia.

‘Maratona’ de atendimentos

O prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, abriu ontem as portas de seu gabinete para dezenas de pessoas. Desde as 6h45, o prefeito dedicou toda a quinta-feira para tentar zerar a fila de pedidos de audiência vindos da população. A previsão era de que a última pessoa fosse atendida por volta da meia-noite.

Entre um atendimento e outro, ele recebia secretários, que tinham a necessidade de despachar em caráter de urgência. Ao todo, 183 pessoas estavam agendadas para conversar com o prefeito. Quebrando o protocolo, Helil as recebia na porta do gabinete, sentando-se ao lado, ignorando a cadeira de prefeito.

Natanael Morgan foi o primeiro a ser recebido, e saiu satisfeito. “Além de dar toda a atenção, ele foi pontual. O povo precisa disso”, afirmou. Natanael não quis dizer o que conversou com o prefeito. Era pessoal”, disse.
Já a professora Marcia Amorim, moradora do Outeiro das Pedras que foi pedir emprego, teve uma crise de choro quando foi recebida pelo prefeito.

Compartilhe