Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Saúde

Conheça os detalhes dos óbitos por Covid-19 de Itaboraí

Por Saúde

Publicado em 19/05/2020

01Entre o sábado (16/05) e a segunda-feira (18/05), o município de Itaboraí registrou um salto de oito óbitos por Covid-19 de diferença, comparando aos números divulgados. No dia 16, a cidade contabilizava 38 mortes, já na segunda os casos chegaram a 50. Os dados foram divulgados pelo setor de Vigilância Epidemiológica de Itaboraí, junto com um panorama completo dos óbitos confirmados até então no município.

“As informações que divulgamos são muito delicadas, trabalhamos com vidas, então precisamos ter o máximo de cuidado possível. Algumas mudanças acontecem nos dados divulgados porque encontramos detalhes que não batem, ao irmos investigando os casos, então constantemente corrigimos nossos registros”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Carolina Lima.

O primeiro óbito por Covid-19 de um residente do município de Itaboraí ocorreu em 24 de março de 2020, no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior. A paciente era uma senhora de 90 anos, moradora de Ampliação. O caso só foi confirmado como óbito por coronavírus em 05 de abril, quando foi liberado o resultado do exame pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN-RJ).

O bairro de Ampliação é hoje o que possui o maior número de casos de óbitos confirmados por exame laboratorial para Covid-19, com 10 vítimas fatais. Dos 8 óbitos, um era de uma idosa de 90 anos, 6 deles eram de idosos, de 58 a 64 anos, sendo os outros três de 55, 57 e 58 anos. Somente 4 eram do sexo masculino. Desses dez óbitos, 6 ocorreram em pacientes internados no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, um no Hospital Universitário Pedro Ernesto, um no Hospital Universitário de Vassouras e outro já chegou em óbito no Leal Júnior. O último óbito de um caso confirmado de Covid-19 residente do Ampliação foi em 14 de maio de 2020. Alguns dos casos apresentavam problemas de saúde, como Hipertensão Arterial, obesidade, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Diabetes e até leucemia, além de ser, em sua maioria, idosos.

O segundo bairro com mais óbitos por Covid-19 até a data de hoje, é Areal, com cinco óbitos, todos do sexo masculino. Dois deles tinham 65 e 77 anos, os demais tinham 54, 56 e 59 anos, mas apresentavam hipertensão arterial, diabetes e obesidade. Dos cinco casos, 3 foram no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, um em domicílio e um chegou já em óbito no Hospital.

Gebara é o terceiro bairro com mais óbito, com três óbitos. Em Gebara, dois dos três casos eram de pessoas da mesma família, primeiro o filho de 40 anos foi a óbito em 05 de abril de 2020, em um hospital privado no município de São Gonçalo, onde estava internado em tratamento para coronavírus. Em seguida foi o pai, um idoso de 82 anos, que foi a óbito em 06 de abril de 2020, na UPA de Manilha. O terceiro caso de óbito confirmado por Covid-19 em Gebara ocorreu no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em 27 de abril de 2020 e era um idoso de 61 anos, portador de Diabetes e cardiopatia.

Em João Caetano, também em terceiro lugar no número de casos junto com Gebara, o primeiro óbito confirmado por Covid-19 foi em 11 de abril de 2020, na UPA de Manilha, Itaboraí, era um homem idoso de 78 anos, portador de Diabetes. Os outros dois foram no Leal Júnior, nos dias 03 e 05 de maio de 2020, sendo uma mulher de 62 anos e um homem de 47 anos.

O Apolo II teve o primeiro óbito em 22 de abril de 2020, no Hospital Municipal, um idoso de 73 anos que teve um AVC, e o outro no dia 03 de maio, uma mulher de 51 anos que fazia tratamento de Câncer no INCA, onde ocorreu o óbito. O Bairro Esperança possui 2 casos de óbitos confirmados de Covid-19, eram 1 mulher e 1 homem, de 54 e 78 anos, em 04 e 14 de maio de 2020, respectivamente, que faleceram no Leal Júnior.

O Centro também apresenta dois óbitos. Um deles no dia 24 de março no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, de uma senhora de 70 anos portadora de doença cardiovascular, hipertensão arterial e diabetes. Já o outro foi em 05 de maio, de um homem de 58 anos, portador de hipertensão arterial e obesidade, no Leal Júnior, onde estava internado em tratamento para coronavírus.

Em Joaquim de Oliveira, foram registrados dois óbitos por, sendo duas mulheres, uma de 40 anos, que chegou já em óbito no Hospital Municipal e outra de 55 anos, que estava internada em tratamento para a doença, na mesma unidade de saúde.

O bairro Nova Cidade também conta com dois óbitos, conforme a atualização da Secretaria Municipal de Saúde, do dia 18/05. As duas mortes ocorreram na cidade; uma na Upa de Manilha, de uma senhora de 72 anos e outro no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, um rapaz de 29 anos.

Os demais óbitos confirmados para coronavírus por exames de laboratório residentes em Itaboraí, cada um em um bairro diferente. No Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, foram a óbito: uma mulher de 47 anos, em 13 de Abril, moradora do Retiro; em 18 de abril, uma mulher de 47 anos, portadora de hipertensão arterial e diabetes, e moradora de Itambi; um homem de 91 anos, com hipertensão arterial, em 23 de abril, morador de Curuzu; um morador de São Miguel, em 30 de abril, com 67 anos. De Porto das Caixas, um senhor de 74 anos, faleceu na mesma unidade de saúde.

Morador de Marambaia, um homem de 81 anos faleceu no dia 02 de maio. Em 04 de maio um homem de 59 anos de São José foi a óbito. De Rio Várzea, um homem de 49 anos, eu sofria de hipertensão, morreu no dia 10 de maio. No dia 11 e 12 de maio, faleceram, respectivamente, uma e duas pessoas; um homem de 101 anos, morador de Calundu, um homem de 68, morador de Manilha e um homem de 74 anos. Em 16 de maio, foi a vez de um homem de 22 anos, portador de encefalopatia, morador de Quissamã. Um homem de 68 anos, que sofria de hipertensão e diabetes, faleceu no dia 27 de abril e era morador do bairro Colônia.

No Hospital Estadual Alberto Torres, foi a vez de um homem de 67 anos, morador de Morada do Sol, dia 27 de abril; já no dia 03 de maio, uma mulher de 64 anos, moradora do Jardim Itamarati, faleceu na unidade. De Cabuçu, uma mulher de 84 anos faleceu em um hospital privado no Rio de Janeiro, no dia 30 de abril. Em um hospital de São Gonçalo, um homem de 45 anos, morador do bairro Sossego, morreu no dia 30 de abril.

No dia 06 e 07 de maio faleceram, respectivamente, uma mulher de 43 anos, moradora de Vila Verde em um hospital privado de São Gonçalo e uma de 72 anos, moradora de Venda das Pedras, na Policlínica de Tanguá. No Hospital Universitário Pedro Ernesto, uma senhora de 67 anos, moradora do Marambaia, veio a óbito no dia 02/05 e a equipe pode vigilância epidemiológica só obteve o resultado de seus testes na última segunda-feira.

Todos os óbitos por coronavírus divulgados foram investigados com exames laboratoriais específicos e tiveram resultados positivos. Mudanças nas informações, como números e bairros divulgados pela equipe de Vigilância Epidemiológica, ocorrem diariamente, pois as investigações são aprofundadas e os dados são conferidos.

Os óbitos confirmados diariamente na página oficial da Secretaria de Saúde, na maioria das vezes, não ocorreram no dia da divulgação. Podem ser óbitos de datas anteriores, cujo resultado do exame laboratorial só foi liberado no dia da confirmação.

ASCOM/Secretaria de Saúde

Compartilhe