VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Serviços Desenv. Social
Conscientização contra o trabalho infantil nas ruas de Itaboraí
Por Serviços Desenv. Social
Publicado em 11/01/2021
A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), realizou, na manhã desta segunda-feira (11), uma ação de conscientização contra o trabalho infantil pelas ruas do município.
O objetivo foi alertar sobre a exploração do trabalho infantil, além dos riscos de atropelamento para crianças e adolescentes que vendem mercadorias nos semáforos da cidade. E também reforçar os canais de denúncia para a população.
Acompanhado de conselheiros tutelares, o secretário Marcos Araújo iniciou o trabalho por vias movimentadas do Centro, como a rua Doutor Pereira dos Santos. Para o responsável pela pasta, é imprescindível que essas crianças sejam direcionadas para atividades educacionais.
“Precisamos contar com apoio da população, que pode denunciar e ajudar a identificar essas crianças. A ação em conjunto com os moradores e comerciantes é fundamental para combater o trabalho infantil”, destacou Marcos Araújo.
A ação também contou com a participação da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. De acordo com o chefe da pasta, Eudnei de Oliveira, os adolescentes com idade superior a 14 anos poderão ser encaminhados para um programa de iniciação profissional e, em seguida, serem inseridos no mercado de trabalho, por meio do projeto Jovem Aprendiz.
“Nosso objetivo é que esses jovens possam ser inseridos em empresas instaladas dentro do município de Itaboraí”, afirmou o secretário.
Trabalhando há mais de 20 anos com comércio no Centro, Benedito José da Costa, de 49 anos, conta que — ao longo desse período — nunca viu uma ação como essa sendo feita pelo município. O comerciante parabenizou a iniciativa da Prefeitura e se colocou à disposição para auxiliar com informações que ajudem no combate ao trabalho infantil.
“Muitas crianças ficam pelas ruas expostas aos perigos, quando deveriam estar nas escolas. A Prefeitura está de parabéns pela ação, agora sei como denunciar e vou ajudar a combater o trabalho infantil”, disse.
A população pode contribuir denunciando pelo Disque 100 ou diretamente nas unidades do Conselho Tutelar, pelos canais: 2635-3657/98837-8730 (CT1) ou 2635-5727/99779-4152 (CT2).
Noticias em Destaque