VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Saúde
Bairro Santo Antônio terá novo posto de saúde
Por Saúde
Publicado em 07/08/2013
Os moradores do bairro Santo Antônio, distrito de Manilha, participaram, na manhã desta quarta-feira (07), do lançamento da pedra fundamental para a construção da unidade básica da saúde da comunidade. O prefeito Helil Cardozo, acompanhado de secretários municipais, dos vereadores Ézio Barcellos (PRTB), Souza de Manilha (PTC) e Rosana Rosa (PC do B), além da presidente da Associação de Moradores do bairro Santo Antônio, Vilma da Conceição, participaram do evento, que marcou também o início das obras de uma academia da saúde na localidade. A previsão é de que em cinco meses os trabalhos já estejam finalizados.
“Este posto também irá atender os moradores de Helianópolis e Vila Gabriela. Vamos acabar com os postos de saúde alugados. Estes recursos serão investidos em asfalto e mais qualidade de vida para população itaboraiense”, afirmou Helil Cardozo.
A nova unidade de saúde será construída numa área de aproximadamente dois mil metros quadrados e terá capacidade para atender cerca de 10 mil moradores. A unidade é caracterizada como Tipo I, destinada a abrigar uma equipe composta por médico generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agentes comunitários, recepcionista e serviços gerais. Os profissionais terão capacidade para atender até 1.200 famílias.
A população vai poder contar com consultas médica e odontológica, serviços de enfermagem, exames laboratoriais, preventivo, pré-natal, tratamento para hipertensão e diabetes, além de medicação e vacinas.
“As unidades básicas de saúde têm que ser a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde. Esta região de Manilha já cobre a população com uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), o Hospital Estadual Prefeito João Baptista Cáffaro, a Policlínica de Especialidades Médicas, e, agora, este posto de saúde, sem esquecer o Atendimento Médico de Emergência (AME), em Itambi”, frisou o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos. “Estamos construindo, portanto, uma rede pública de saúde capaz de oferecer um atendimento médico de qualidade aos pacientes e caminhando para avançar ainda mais”.
A obra do posto está orçada em R$ 415.451,35 e será realizada com recursos do Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura. A diferença nos custos de construção, compra de mobiliário e contratação de pessoal correrão por conta do município.
Noticias em Destaque