VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Saúde
Atividades marcam Dia da Luta Antimanicomial no município
Por Saúde
Publicado em 18/05/2022
Uma série de atividades promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Departamento de Saúde Mental, marcou o Dia da Luta Antimanicomial, celebrado nesta quarta-feira (18/05). Dezenas de pessoas se reuniram na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, para contar as suas histórias de vida e celebrar a volta por cima dada através do atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade.
Durante o evento, foram realizados alongamento e dança, apresentação dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSI) Marinéa Barreto, roda de conversa com psiquiatra sobre saúde mental e luta antimanicomial, exposição dos trabalhos feitos pelos usuários, distribuição de panfletos e piquenique.
Presente na cerimônia, o coordenador do Departamento de Saúde Mental, Guilherme Manhães, ressaltou a importância do atendimento feito pelas unidades do CAPS em Itaboraí como forma de ressocialização dos usuários.
“Não se deve excluir essas pessoas e as colocar em manicômios. O nosso dever é trazer elas de volta para a sociedade através de diversas atividades feitas nas unidades. Temos uma equipe multidisciplinar que conta com psiquiatra, assistente social e terapeuta ocupacional que leva todo o tratamento necessário para essas pessoas. Atualmente, atendemos mais de 10 mil pessoas na cidade”, disse.
Os pacientes do CAPS recebem diariamente café da manhã, almoço e medicação. Depois participam de atividades como: oficinas de artesanato, jardinagem, e atividades físicas. Morador de Itaboraí, Francisco José, de 59 anos, comentou a evolução após receber o atendimento da unidade localizada no bairro Jardim Imperial.
“Sem o CAPS, eu não seria metade do que eu sou hoje. Só eu sei o que passei durante os mais de 10 anos que passei internado em um manicômio, vi gente sofrendo. Com o CAPS, consegui tirar os meus documentos, abrir minha conta no banco, voltei a ter uma vida de verdade e agora sou artesão e vivo através da venda dos meus produtos. É uma sensação inesquecível e nunca serei capaz de retribuir o que eles fizeram por mim”, disse.
Serviço
Centro de Atenção Psicossocial Adulto – CAPS Celeste Maria Campos
No local o atendimento é realizado 24h por dia.
Endereço: Rua Promotor Ciro Olímpio 358 Jardim Imperial.
Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil – CAPSI Marinéa Barreto
Atende de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 17h.
Endereço: Travessa Alfredo Azeredo Coutinho, 3, Centro
Centro de Atenção Psicossocial Álcool outras Drogas – CAPSad Lima Barreto
Atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Rua José Serpa Ferraz, nº 1462, em Nova Cidade.
Secretaria Municipal de Comunicação
Noticias em Destaque