Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Empatia e respeito dão o tom da Caminhada de Conscientização do Autismo em Itaboraí e reforça ações de inclusão na cidade

Por Educação

Publicado em 12/04/2025

A manhã deste sábado (12/04) começou azul em Itaboraí. As ruas do Centro foram tomadas por uma onda de empatia e esperança durante mais uma edição da já tradicional Caminhada de Conscientização do Autismo, que reuniu centenas de pessoas engajadas na luta pelos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Organizado pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o evento acontece anualmente em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, que este ano trouxe o tema: “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.

A Caminhada contou com o apoio das secretarias municipais de Saúde (SEMSA), Segurança (SEMSEG), Transporte (SEMTRANS) e Turismo e Eventos (SEMTUR), além da participação de famílias atípicas, educadores, profissionais de saúde e representantes do poder público.

Estiveram presentes o prefeito Marcelo Delaroli; o vice-prefeito Elber Corrêa; o subprefeito de Itaboraí, Hédio Mataruna; o presidente da Câmara de Vereadores de Itaboraí, João Delaroli; o deputado estadual Guilherme Delaroli e demais autoridades municipais, que caminharam lado a lado com a população.

Ao lado da família, o prefeito Marcelo Delaroli destacou o compromisso da cidade com a causa.

“É uma emoção enorme estar aqui com vocês. Essa caminhada é muito mais que um evento, é um símbolo do respeito que a nossa gestão tem por essas famílias. Quando priorizamos políticas públicas para o autismo, estamos olhando para o futuro com mais amor, mais inclusão e mais dignidade. Hoje, mostramos que Itaboraí é pioneira, é acolhedora, e tem um coração azul que bate forte pela inclusão”, expressou Marcelo Delaroli.

A concentração aconteceu na Praça Itamar da Silva Júnior, no Centro, onde os participantes receberam camisas para seguir até a Praça Marechal Floriano Peixoto, também no Centro. Durante o percurso, uma verdadeira multidão carregava faixas, cartazes e sorrisos, embalada pela voz do cantor Ito Melodia, que animou o trajeto com canções dedicadas à causa.

Na chegada, a Praça Marechal contou com o Espaço Azul (sala sensorial dedicada a crianças autistas), além de brinquedos gratuitos, atividades para crianças e a distribuição de 500 cordões de identificação com o símbolo do autismo, que ajudam na visibilidade e no acolhimento de pessoas com TEA em diferentes espaços.

A subsecretária de Cuidados Especiais e coautora da Lei 12.764/2012, Berenice Piana, referência nacional na luta pelos direitos das pessoas com TEA, falou sobre a importância dessa realização.

“Eu estou aqui engasgada, segurando para não chorar. Ver essa cidade inteira abraçando a causa do autismo com tanto carinho me emociona profundamente. Itaboraí hoje dá exemplo para o Brasil. Aqui, não precisamos implorar por apoio. A Secretaria Municipal de Educação nos deu liberdade para trabalhar, o prefeito nos ouviu e valorizou essa luta. A primeira caminhada que organizei, em 2008, tinha 80 pessoas. Olha isso aqui hoje! Esse é o resultado de um poder público comprometido e de uma população consciente. O preconceito tem cura e se chama empatia e informação”, declarou Berenice Piana.

Itaboraí é, de fato, pioneira no atendimento especializado ao público autista. O município abriga a primeira Clínica-Escola do Autista do Brasil, atualmente com duas unidades, uma em Venda das Pedras e outra em Manilha, geridas em uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde. As instituições públicas oferecem atendimento multiprofissional gratuito, com psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia, nutrição, neurologia e muito mais.

A moradora do bairro Venda das Pedras, Gabriela Merlin, de 34 anos, participou pela primeira vez da caminhada e compartilhou sua emoção.

“É uma iniciativa sem igual da prefeitura. Viabiliza e coloca em pauta os direitos do autista. Eu sou nascida e criada aqui, e fico feliz de ver minha cidade se mobilizando por uma causa tão importante. Isso gera visibilidade, respeito e empatia. Foi emocionante participar”, finalizou a advogada.

Com organização, emoção e união da população e poder público, a Caminhada em Conscientização do Autismo em Itaboraí mostrou que quando há empatia, há inclusão. E que a cidade está, cada vez mais, no caminho certo, fomentando o amor e o respeito às diferenças.

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe