VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Desenv. Social
Instituição de Longa Permanência para Idosos, em Itaboraí, promove roda de conversa sobre valorização da vida no Setembro Amarelo
Por Desenv. Social
Publicado em 11/09/2025

Na manhã desta quinta-feira (11/09), a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu uma roda de conversa na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Dr. Augusto Senna, em Nancilândia. A atividade fez parte da campanha Setembro Amarelo, mês de conscientização pela valorização da vida e prevenção ao suicídio.
A ILPI Dr. Augusto Senna é administrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e abriga idosos em situação de vulnerabilidade social, oferecendo acolhimento integral, cuidados diários e atividades que promovem saúde e bem-estar. O encontro reuniu idosos e funcionários da instituição em um momento de reflexão sobre a importância de cultivar a autoestima, fortalecer vínculos e valorizar os pequenos momentos da vida.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Mariany Baldow, ressaltou a relevância da iniciativa.
“O Setembro Amarelo nos lembra que a vida é o nosso maior bem. Na ILPI, queremos que cada idoso sinta-se valorizado, amado e parte de uma grande família. Esse encontro é uma forma de dizer que ninguém está sozinho e que cada vida tem um sentido especial”, afirmou a secretária.
Uma das enfermeiras da instituição, Luiza Aquino, destacou que a instituição leva mais dignidade e acolhimento para parte da terceira idade.
“Aqui a gente acolhe essas pessoas e elas se tornam na nossa família como nós nos tornamos uma família para elas. Quando eu entrei aqui pra trabalhar na ILPI, há seis anos, eu achava um lugar muito frio. Mas com o tempo, eu fui vendo que não era isso. Conforme o tempo passa, a gente vai vendo que a troca de amor entre os cuidadores, os profissionais e os idosos, faz um ambiente mais acolhedor, mais aconchegante. Hoje eu acho um lugar aconchegante, de carinho, de amor, onde a gente pode abraçar e ser abraçado”, expressou a profissional.

Já a psicóloga responsável por conduzir a roda de conversa reforçou a importância do diálogo aberto e acolhedor.
“O Setembro Amarelo é sobre a valorização da vida. Todo mundo aqui tem uma história e uma trajetória. Cada dia é precioso. A vida é um presente que precisamos valorizar e agradecer, mesmo diante de dias difíceis”, refletiu a especialista em saúde mental.
A atividade faz parte do calendário de ações do Setembro Amarelo em Itaboraí, que inclui atividades de conscientização em diferentes equipamentos da rede municipal, sempre com foco na promoção da vida, no cuidado e no acolhimento.
Secretaria Municipal de Comunicação
Noticias em Destaque