VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Educação
Dia das Crianças é celebrado com cinema, brincadeiras e aprendizado na Escola Municipal Professora Suzete Pereira Goettnauer
Por Educação
Publicado em 08/10/2025

A manhã desta quarta-feira (08/10) foi de alegria e aprendizado na Escola Municipal Professora Suzete Pereira Goettnauer, no bairro Areal. Em comemoração ao Dia das Crianças, a unidade escolar promoveu uma sessão de cinema com o filme Turma da Mônica, além de jogos e atividades lúdicas para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Durante a comemoração do Dia das Crianças, os alunos também puderam visitar uma exposição no corredor da escola com trabalhos inspirados no projeto da horta e no homenageado da Feira do Livro de 2025, o autor Maurício de Sousa.
A iniciativa também marcou um momento especial para o projeto “De grão em grão, plantamos e colhemos o alimento do chão”, que vem transformando a rotina da escola e recentemente conquistou o primeiro lugar no Prêmio Magda Soares – Transformando Vidas pela Leitura, na etapa municipal. O projeto agora representará Itaboraí na fase estadual do concurso, em novembro.

Segundo a diretora Keila Melo, o projeto nasceu de forma espontânea e colaborativa.
“O projeto surgiu no primeiro trimestre, a partir de uma sugestão de uma aluna que queria construir uma horta na escola, inspirada na temática municipal ‘Itaboraí Cuida do Planeta e Respeita as Diferenças’. A partir daí, alunos, professores e funcionários se uniram para dar vida à ideia, aproveitando materiais recicláveis, como as caixas de isopor. Foi um movimento coletivo. As crianças trouxeram sementes, cuidam da germinação, fazem o controle de pragas e acompanham o crescimento das plantas. Hoje, já colhemos couve, alface e morangos, e as crianças experimentam produtos da própria horta”, contou a diretora.
A professora Thaís Cristina Barbosa Guimarães, responsável pela condução do projeto, compartilhou a emoção de ver o reconhecimento do trabalho no prêmio municipal.
“Eu não esperava concorrer e muito menos ganhar o primeiro lugar. Foi uma surpresa linda, fruto de um trabalho feito com muito carinho pelas crianças. Elas realmente se envolvem, cuidam da horta, me cobram para regar e até identificam pragas. É muito gratificante ver o quanto evoluíram. Crianças que antes tinham dificuldade de leitura hoje participam com entusiasmo, lendo, anotando e observando tudo”, contou a educadora.
Com 211 alunos, distribuídos em 12 turmas, do G4 ao 5º ano, a escola é reconhecida pelo acolhimento e pelo trabalho inclusivo. Vale destacar que atualmente, 37 estudantes com deficiência (PCDs) fazem parte do corpo discente.
Secretaria Municipal de Comunicação
Noticias em Destaque