Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Desenv. Social

Prefeitura de Itaboraí realiza ação de conscientização sobre o combate ao trabalho infantil em Manilha

Por Desenv. Social

Publicado em 15/10/2025

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), promoveu, na manhã desta quarta-feira (15/10), mais uma importante ação de conscientização do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), desta vez no centro de Manilha.

A iniciativa teve como foco alertar a população sobre os riscos e consequências do trabalho infantil, reforçando que a proteção integral de crianças e adolescentes é uma responsabilidade de toda a sociedade. Durante a ação, as equipes distribuíram materiais informativos, dialogaram com moradores e comerciantes e orientaram sobre os canais de denúncia e acolhimento de casos de violação de direitos.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Mariany Baldow, o trabalho infantil é uma violação grave de direitos e precisa ser combatido com informação, acolhimento e atuação em rede.

“O trabalho infantil é crime e impede que crianças e adolescentes vivam plenamente sua infância, tenham acesso à educação e se desenvolvam de forma saudável. Por isso, realizamos essas ações de conscientização mensalmente, reforçando junto à população que o lugar da criança é na escola, aprendendo e brincando. Nosso compromisso é com a proteção e o cuidado, e isso se faz com informação e união de esforços”, destacou Mariany Baldow.

Pedestres e motoristas que presenciaram a mobilização elogiaram a iniciativa. O garçom, Aloísio de Fraga, de 54 anos, destacou a importância do tema.

“Eu acho muito importante falar sobre isso, porque muita coisa precisa ser melhorada e conscientizar as pessoas faz toda diferença. Essas ações mostram que o município está atento e buscando mudar essa realidade”, afirmou o morador do bairro Novo Horizonte.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) realiza, em média, duas ações de conscientização por mês, além de abordagens diurnas e noturnas para identificação de situações de vulnerabilidade.

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe