VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Saúde
Itaboraí realiza segunda etapa da capacitação sobre esporotricose e toxoplasmose para médicos da Atenção Primária
Por Saúde
Publicado em 05/11/2025
Ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde busca fortalecer o diagnóstico precoce, tratamento oportuno e a integração entre Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou na última terça-feira (04/11) a capacitação técnica da segunda turma, sobre esporotricose e toxoplasmose voltada para médicos da Estratégia de Saúde da Família (ESF). O encontro aconteceu no Centro de Especialidades em Saúde de Itaboraí (CESI) e teve como foco a atualização das equipes quanto aos protocolos municipais de notificação e tratamento das doenças.
A atividade é uma continuidade da formação iniciada na semana passada e tem como objetivo aprimorar o atendimento clínico, padronizar condutas e garantir o diagnóstico precoce nas unidades de saúde. Durante o encontro, foram abordadas as formas de transmissão, tratamento e notificação da esporotricose, infecção fúngica transmitida principalmente por gatos, e também o fluxo atualizado da esporotricose e para o acompanhamento de gestantes com toxoplasmose.

Para a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Cristiane Feitosa, a integração entre os setores é essencial para o fortalecimento da rede de atenção e o controle eficaz às doenças.
“Essa capacitação reforça a importância da articulação entre a Atenção Primária e a Vigilância Epidemiológica. A esporotricose é uma doença de notificação compulsória, e é fundamental que as equipes estejam alinhadas quanto à forma de transmissão, tratamento e acompanhamento dos casos. Além disso, estamos atualizando o fluxo de toxoplasmose em gestantes, garantindo mais segurança e agilidade no cuidado das pacientes”, afirmou a subsecretária.
O treinamento também ressaltou a importância da notificação correta e do tratamento oportuno dos pacientes, promovendo uma atuação mais integrada e eficiente entre os profissionais das unidades de saúde e os setores de vigilância do município.
Secretaria Municipal de Comunicação
Noticias em Destaque