Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Saúde

Itaboraí reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata no Novembro Azul

Por Saúde

Publicado em 13/11/2025

Secretaria de Saúde orienta população masculina sobre a necessidade do check-up regular e a disponibilidade dos serviços na rede municipal.

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, utiliza o mês de novembro, marcado pelo Novembro Azul, para reforçar a importância da saúde masculina e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Embora o câncer de próstata seja a segunda causa de morte por câncer entre homens, a detecção em fases iniciais aumenta as chances de cura em até 90%. Por isso, a rede de saúde do município mantém o foco na conscientização, incentivando os homens a buscarem o check-up preventivo anualmente.

A Secretária Municipal de Saúde, Analice Rangel, destaca que o mês de novembro serve como um lembrete importante para a população.

“Queremos que os homens de Itaboraí saibam que nossas unidades estão preparadas para oferecer acolhimento e o rastreamento necessário. O medo e o tabu não podem ser maiores do que a vida. O check-up é um ato de responsabilidade e a prevenção salva vidas”, declarou a secretária, reiterando o compromisso de transformação da qualidade de vida em Itaboraí.

A Secretaria de Saúde orienta a população masculina, em geral, a iniciar o rastreamento do câncer de próstata por meio de consulta com clínico geral ou urologista, conforme as seguintes diretrizes:

  • Idade recomendada: Homens a partir dos 50 anos devem realizar o check-up anualmente. Aqueles com histórico familiar de câncer de próstata devem começar a prevenção a partir dos 40 anos.
  • Atenção aos sintomas: É fundamental que os homens não esperem o aparecimento de sintomas para buscar ajuda. Na fase inicial, a doença é silenciosa. Quando aparecem (dificuldade de urinar, dor ou sangue na urina), a doença já pode estar avançada.
  • Exames disponíveis: O diagnóstico precoce é realizado através da combinação do exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico) e o exame clínico (toque retal), quando necessário.

Os homens que precisam iniciar ou manter o acompanhamento preventivo podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, portando documento de identidade.

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe