Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Desenv. Social

Itaboraí sedia seminário para fortalecer ações de combate e erradicação do Trabalho Infantil

Por Desenv. Social

Publicado em 14/11/2025

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social mobiliza rede de proteção, Judiciário e o Estado em busca de estratégias coordenadas pela erradicação do trabalho infantil

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu nesta sexta-feira (14/11), no Salão Nobre da Prefeitura, o Seminário do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) com o tema “Trabalho Infantil: Um problema de todos nós. Ações para erradicar essa violência.” O evento, que reuniu autoridades, profissionais da rede de proteção e a sociedade civil, teve como principal propósito fortalecer o compromisso coletivo na defesa dos direitos da criança e do adolescente e criar estratégias coordenadas para combater a crescente realidade da exploração no município e no estado.

Compuseram o dispositivo de abertura a Coordenadora do PETI em Itaboraí, Lívia Souza; o Subsecretário Estadual de Gestão dos SUAS do Estado do Rio de Janeiro, Felippe Rodrigues; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Mariany Baldow; o Secretário Municipal de Justiça e Cidadania, Dr. Almir Carvalho; e o Vereador e Presidente da Comissão da Criança, Adolescente, Idoso e Portador de Limitação e Deficiência, Marcos Araújo.

O trabalho infantil segue sendo uma realidade no Brasil, com mais de 1,6 milhões de crianças e adolescentes em situação de exploração, segundo dados recentes do IBGE, forçando a urgência de ações coordenadas para reverter os indicadores que voltaram a crescer em 2024.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Mariany Baldow, enfatizou a importância do evento para a gestão municipal e o apoio político.

“Hoje é um dia muito especial para toda a equipe, porque este é um evento que planejamos há algum tempo. A importância de estarmos aqui hoje para falarmos sobre esse assunto e criarmos estratégias é fundamental. Não posso deixar de agradecer ao suporte e apoio do nosso prefeito, Marcelo Delaroli, e do nosso deputado Guilherme Delaroli. É sobre estarmos unidos em uma só causa”, declarou a secretária.

O Subsecretário Estadual de Gestão dos SUAS, Felippe Rodrigues, reforçou que o desafio é a resposta humana às vulnerabilidades sociais.

“Hoje nós vivemos um momento de transformação social e política muito intensa, e isso tem impactado na vida das nossas famílias e, principalmente, das nossas crianças. Esse encontro é muito importante para que possamos encontrar caminhos junto à sociedade civil, junto aos órgãos de controle e nós, trabalhadores do SUAS, para que as respostas possam ser mais rápidas e humanas diante das vulnerabilidades que nossas crianças estão passando”, afirmou o Subsecretário.

O seminário contou ainda com a participação da Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Itaboraí, Dra. Rhamile Sodré, e da palestrante e Coordenadora Estadual do PETI, Letícia Diniz, garantindo a troca de conhecimento e o alinhamento de ações.

A Prefeitura de Itaboraí reitera seu compromisso de unir forças pela proteção integral de crianças e adolescentes. Casos de trabalho infantil e violação de direitos podem ser denunciados diretamente ao Conselho Tutelar de Itaboraí ou pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos).iados diretamente ao Conselho Tutelar de Itaboraí ou pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos).

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe