Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Agricultura

Itaboraí entrega carteirinhas da Agricultura Familiar a produtores rurais do município

Por Agricultura

Publicado em 21/01/2026

Solenidade realizada no Salão Nobre reconheceu oficialmente 40 agricultores familiares e reforçou políticas públicas de valorização do setor rural

A Prefeitura de Itaboraí realizou, nesta quarta-feira (21/01), a entrega das Carteiras da Agricultura Familiar (CAF) a 40 produtores rurais do município, em solenidade no Salão Nobre da Prefeitura, no Centro. A iniciativa representa um marco para o fortalecimento do setor agrícola local, garantindo aos agricultores o acesso a políticas públicas, programas de apoio, crédito rural e compras institucionais.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais. Estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura, Dr. Abílio Pereira; o gerente técnico estadual da Emater, Cláudio Teixeira; a gerente técnica estadual da Emater e integrante da Coordenadoria de Operações, Daniela Meirelles Maia. Além do engenheiro agrônomo e supervisor substituto da Emater em Itaboraí, José Geraldo Moreira Basílio, responsável pela palestra técnica do encontro.

Durante a cerimônia, o secretário da SEMAGRI, Abílio Pereira destacou a importância do reconhecimento oficial dos agricultores familiares e o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento rural. Em sua fala, o secretário também ressaltou os avanços do município na área da alimentação escolar. Segundo ele, Itaboraí é atualmente o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro na entrega de merenda escolar oriunda da agricultura familiar, tendo superado a meta inicial de 30% e alcançado 41%.

“Pela primeira vez em Itaboraí realizamos a entrega das carteiras da agricultura familiar, um documento que garante direitos em todo o território nacional, assegura acesso a políticas públicas e amplia oportunidades para os produtores. Mesmo com pequenas propriedades, temos grandes produtores, responsáveis por cerca de 85% da produção da agricultura familiar no estado. Nossa meta agora é chegar a 45% ainda este ano, fortalecendo a economia local e garantindo alimentos de qualidade para nossos alunos”, afirmou o secretário.

É importante destacar a parceria com o Sebrae, que entra na segunda fase do projeto de empreendedorismo voltado à merenda escolar, tornando Itaboraí referência no estado e contribuindo com a implantação de secretarias de Agricultura em municípios vizinhos, como Tanguá, Rio Bonito, Maricá, Guapimirim e São Gonçalo.

A programação contou também com uma palestra técnica ministrada por José Geraldo Moreira Basílio, que abordou a importância do Cadastro da Agricultura Familiar, os direitos assegurados pelo documento e os impactos positivos da regularização para os produtores, incluindo acesso à aposentadoria, políticas sociais e benefícios específicos para mulheres agricultoras.

A entrega das carteiras simboliza mais do que a formalização documental: representa valorização, segurança, reconhecimento e novas oportunidades para quem trabalha no campo e contribui diretamente para o desenvolvimento econômico e social de Itaboraí.

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe