Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Cultura

Músico de 17 anos faz sua primeira apresentação na Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo

Por Cultura

Publicado em 19/06/2026

Com apoio da SEMC, o músico Miguel Victor Vieira encantou o público com composições autorais e adaptações de contos brasileiros para o piano.

A Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) realizou, na tarde da última quinta-feira (18/06), uma apresentação especial gratuita , na Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo,no Centro. O destaque da programação foi o jovem músico Miguel Victor Vieira, de apenas 17 anos, que emocionou cerca de 40 pessoas presentes com sua sensibilidade artística e talento ao piano.

Durante a apresentação, Miguel executou adaptações musicais inspiradas em famosos contos do folclore brasileiro, além de seis composições autorais. O repertório proporcionou ao público uma experiência cultural única, valorizando a literatura e a música brasileira por meio de uma abordagem criativa e inovadora.

O secretário municipal de Cultura, Roberto Costa, ressaltou a importância do poder público na promoção e no fortalecimento dos talentos locais, criando oportunidades para que artistas possam apresentar seus trabalhos à população e ampliar seus horizontes profissionais.

“Os nossos artistas precisam de apoio, incentivo e reconhecimento. O papel do poder público é justamente criar oportunidades para que esses talentos sejam vistos, valorizados e tenham condições de desenvolver suas carreiras. Quando investimos na cultura e nos artistas locais, estamos investindo também na identidade, na criatividade e no futuro do nosso município. Miguel é um exemplo do potencial que temos e que merece ser incentivado. Gostaria de agradecer o auxílio e empenho dos funcionários da biblioteca, para que o evento acontecesse”, destacou o secretário.

Estudante de música desde os sete anos de idade e compositor desde os 12, Miguel possui ouvido absoluto e Transtorno do Espectro Autista (TEA) e encontrou na música uma importante forma de expressão e desenvolvimento pessoal. Inspirado por obras de autores como Luís da Câmara Cascudo e Sílvio Romero, o jovem teve a ideia de transformar contos populares brasileiros em peças musicais interpretadas ao piano.

O músico Miguel Victor, falou sobre a experiência e como a apresentação superou suas expectativas.

“Eu gostei muito. Um ambiente acolhedor, me senti à vontade. Todo mundo me aplaudiu, me deu valor. Eu me senti bem, e a apresentação superou as minhas expectativas”, disse o músico.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com a democratização do acesso à cultura e a valorização dos artistas da cidade, promovendo espaços de apresentação, formação e reconhecimento para novos talentos.

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe