Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

SEMED realiza segunda edição da formação continuada para professores e coordenadores pedagógicos

Por Educação

Publicado em 27/06/2026

A formação continuada segue o calendário da Secretaria Municipal de Educação, que prevê quatro encontros ao longo do ano, voltados ao fortalecimento da prática pedagógica e à qualificação dos profissionais da rede.

Na manhã deste sábado (27/06), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou, na Escola Municipal Professora Marly Cid Almeida de Abreu, em Nancilândia, o segundo encontro de formação continuada previsto no calendário anual. A iniciativa tem como objetivo promover um espaço de acolhimento, troca de experiências e atualização profissional, além de apresentar novas estratégias que possam ser aplicadas em sala de aula.

Nesta segunda edição, professores e coordenadores pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram de uma palestra ministrada pela professora e doutoranda em Linguística, Nicole Stallivieri. Durante o encontro, foram apresentadas metodologias que podem tornar o processo de ensino mais eficiente e contribuir para um dos principais desafios enfrentados pelos docentes da modalidade: atender, de forma inclusiva e eficaz, estudantes de diferentes faixas etárias em uma mesma turma.

A palestrante também abordou conteúdos presentes no livro didático adotado pela rede municipal de ensino de Itaboraí, por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), política pública do Governo Federal coordenada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O programa garante a distribuição gratuita de livros e materiais didáticos para estudantes e professores da educação básica das escolas públicas.

O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, destacou que a formação continuada reafirma o compromisso da SEMED com a qualidade do ensino em todas as etapas e modalidades ofertadas na rede pública de ensino.

“A educação evolui constantemente, e é fundamental que o professor esteja sempre estudando e se atualizando para levar novas práticas à sala de aula e facilitar o processo de aprendizagem. Na EJA, esse desafio é ainda maior, porque os profissionais atuam não apenas como professores, mas também como mediadores. Em uma mesma turma convivem adolescentes de 15 anos que desejam concluir os estudos rapidamente e idosos que retornam à escola motivados pelo desejo de aprender. Essa diversidade exige preparo, sensibilidade e estratégias específicas”, afirmou o secretário.

A coordenadora da EJA, Raquel Santos, ressaltou que a formação continuada representa um importante espaço de aprendizagem coletiva e fortalecimento da prática docente.

“A formação continuada é um grande avanço para a educação. Poder proporcionar, em um sábado, um momento de estudo e troca de experiências entre os profissionais que estão diariamente no chão da escola é muito importante. Em cada encontro buscamos trabalhar temas específicos que auxiliem o professor a lidar com as diferentes vivências presentes na EJA, oferecendo ferramentas para construir um currículo mais flexível e que atenda às necessidades dos estudantes”, destacou a coordenadora.

Além da formação voltada aos profissionais da EJA, a SEMED também promoveu um encontro destinado aos professores do Ensino Fundamental Anos Finais e Coordenafores Pedagógicos ministrado pelos Agentes de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), com foco na valorização da educação antirracista abordando as contribuições das culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas no contexto escolar. O encontro também aconteceu neste sábado (27/06), na Escola Municipal Antônio Santos da Silva, em Venda das Pedras.

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe