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Saúde

Com pioneirismo, Itaboraí implanta Ouvidoria no Hospital Leal Júnior

Por Saúde

Publicado em 07/03/2014

Ouvidoria foto Sandro GironA Prefeitura Municipal de Itaboraí implantou, no início deste mês, o setor de Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, um espaço de comunicação que visa escutar as reclamações, denúncias, sugestões e elogios dos cidadãos.

Em toda Região Metropolitana II (que inclui as cidades de Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito, Maricá e Tanguá), apenas Itaboraí conseguiu instituir o serviço em um hospital municipal a partir da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

Para o ouvidor Ailton de Almeida Júnior o setor foi montado para facilitar o diálogo com os gestores e fortalecer a participação da população no Sistema Único de Saúde (SUS), além de permitir a melhoria no atendimento pelo hospital.

“A Ouvidoria Hospitalar é uma forma de estímulo à participação popular, de mediação entre o cidadão e os gestores dos serviços de saúde. Além disso, atua também como ferramenta de gestão, contribuindo para apontar as deficiências no sistema, aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelo SUS e avaliar o grau de satisfação da população em relação à saúde pública”, explica. “O paciente quer e precisa ser ouvido, principalmente num ambiente hospitalar, onde a fragilidade em que se encontra é marcante”, acrescenta.

O paciente que utilizar o serviço do Hospital Municipal deverá se dirigir ao setor de Ouvidoria, que fica localizado na recepção da unidade, ao lado da sala de classificação de risco hospitalar, para registrar pessoalmente sua manifestação. Todas as demandas são encaminhadas para o conhecimento da direção do hospital. O usuário receberá um número com protocolo do atendimento com período de 30 dias, no máximo, para resposta, que será dada pessoalmente, por telefone ou pelo e-mail informado no cadastramento da manifestação. Em casos mais graves de saúde ou de risco de morte, o prazo cai para cinco
dias.

Para o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, a Ouvidoria Hospitalar é uma ferramenta indispensável para uma gestão participativa e compartilhada.

“O foco aqui é a satisfação do usuário nos serviços prestados pela instituição. O servidor recebe a queixa, vai atrás da causa, checa as informações e participa da solução do problema junto com os setores envolvidos”, esclareceu o gestor.

Ainda de acordo com o ouvidor, por ser recente, o serviço está sendo oferecido apenas presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. O Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior fica localizado na Avenida Prefeito Álvaro de Carvalho Júnior, s/n, Centro, Itaboraí. Mais informações 2639-1034 Ramal 237.

Outros canais de comunicação

A demanda também pode ser feita pessoalmente na Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Rua Dr. Macedo, nº 10, Centro,
Itaboraí, pelos telefones (21) 3639-1394 ou ainda por e-mail: ouvidoriasus@itaborai.rj.gov.br. A Prefeitura de Itaboraí também
disponibiliza, no site http://www.ouvidoria.itaborai.rj.gov.br/front/ mais um canal de comunicação onde o cidadão pode manifestar suas críticas quanto aos serviços prestados, dar sugestões, pedir informações, denunciar ou reclamar de algum serviço. A solicitação é encaminhada para Secretaria ou setor selecionados, tornando direta a comunicação entre o cidadão e Prefeitura.

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