Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Saúde

Ação de prevenção contra arboviroses é realizada em Nova Cidade neste sábado

Por Saúde

Publicado em 27/09/2025

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã deste sábado (27/09) uma ação intensiva de prevenção às arboviroses no bairro Nova Cidade. A iniciativa contou com a participação de 20 agentes de endemias, que percorreram dois quarteirões identificados como áreas de maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Durante a semana, muitas residências nessas áreas estavam fechadas no momento das visitas rotineiras, o que dificultava o trabalho preventivo. Por isso, a ação foi programada para um sábado, ampliando a chance de acesso às casas e garantindo um atendimento mais eficaz.

A secretária municipal de Saúde, Analice Rangel, destacou o impacto do trabalho preventivo.

“O combate ao mosquito é diário e precisa da união entre poder público e população. Essas ações aos sábados permitem ampliar o alcance dos agentes e diminuir os índices de infestação, protegendo nossas famílias. Esse é um esforço coletivo pela saúde de Itaboraí”, expressou a secretária.

Um dos moradores que recebeu a visita dos agentes foi o Valdex Menor, de 65 anos, que comentou sobre a importância da iniciativa.

“Fiquei muito feliz de receber hoje aqui esses agentes que são responsáveis por garantir a saúde do nosso lar. Eles sempre vem aqui e sempre gosto de receber bem pois tenho uma criança especial em casa então a saúde é nossa prioridade”, contou o aposentado.

Além da atividade em Nova Cidade, outras três ações já estão programadas para os próximos sábados: 04/10, 11/10 e 18/10, contemplando os bairros Marambaia, Vila Gabriela e Quissamã.

Outro reforço importante foi o carro fumacê, que passou pelas ruas da região entre 5h e 8h da manhã, ajudando no combate ao mosquito adulto e complementando o trabalho dos agentes.

Com essas medidas, a Secretaria de Saúde busca reduzir a proliferação do Aedes aegypti e reforça a importância da colaboração da população em eliminar criadouros dentro das residências.

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe