VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Educação
Clínica-Escola do Autista celebra formatura de turma e reforça o pioneirismo de Itaboraí na inclusão e transformação
Por Educação
Publicado em 12/12/2025
Evento marca a conclusão do ano para formandos

Na tarde desta sexta-feira (12/12), a Clínica-Escola do Autista de Itaboraí realizou a emocionante formatura da turma de concluintes de mais um ano letivo. O evento celebrou as conquistas dos quatro formandos e destacou a excelência da unidade, que é referência nacional ao oferecer atendimento gratuito e especializado a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Entre os presentes estava Berenice Piana, subsecretária de Cuidados Especiais e ativista itaboraiense cuja luta inspirou a Lei 12.764. Emocionada, Berenice celebrou a evolução da Clínica-Escola e a capacidade do município em concretizar políticas públicas.
“É uma honra e um prazer muito grande estar aqui com vocês. Eu falo na condição de mãe, vivendo esse momento com que eu sonhei lá atrás. Eu queria um lugar onde eles tivessem a escola adaptada, o tratamento adequado, onde fossem tratados com carinho e respeito. E esse dia chegou. Hoje eu tive a certeza que este sonho nunca vai acabar, enquanto tiver uma equipe como essa, que cuida dos nossos filhos com o mesmo carinho com que nós cuidamos. Só posso dizer muito, muito obrigada, de todo coração”, ressaltou a subsecretária, comemorando a entrega do serviço.

A Clínica-Escola conta com duas unidades no município, em Venda das Pedras e Manilha, e possui uma equipe multidisciplinar completa, incluindo três médicos especializados, nutricionistas, psicomotricista, fisioterapeutas, psicopedagogas, psicólogos, fonoaudióloga e etc, além dos professores de educação especial e coordenação em um modelo que segue a Lei Berenice Piana.
Além da homenagem aos formandos, o evento contou com o carinho de familiares, professores e amigos. A convidada Helena Coutinho Le Gentil, de 62 anos, moradora do Centro de Itaboraí, expressou sua satisfação com o trabalho realizado.
“Eu nunca tinha vindo, mas achei um lugar ótimo mesmo. As pessoas são maravilhosas, os professores, a diretora, e o trabalho muito bonito que estão fazendo. Eu achei ótimo, eu estou adorando. É muito bom”, disse Helena.
Ao receberem seus certificados, os quatro formandos simbolizaram a realização de uma jornada de desafios e vitórias, reforçando o sentimento de união e o impacto da educação especializada na vida de cada estudantes.
Secretaria Municipal de Comunicação
Noticias em Destaque