VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Educação
Escola Municipal de Artes realiza ação em alusão ao Dia Mundial do Tricô
Por Educação
Publicado em 26/06/2026
Para celebrar a data, alunas da Escola Municipal de Artes confeccionaram dezenas de peças que serão destinadas à campanha Inverno Quentinho
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio da Escola Municipal de Artes Washington Luiz José da Costa, promoveu, na manhã desta sexta-feira (26/06), na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, uma confraternização em comemoração ao Dia Mundial do Tricô, celebrado em 15 de junho. O encontro reuniu alunas da instituição em um momento de integração, aprendizado e solidariedade.

Durante a programação, mais de 20 alunas participaram da confecção de mantas e toucas que serão doadas à campanha Inverno Quentinho, iniciativa que beneficiará abrigos e pastorais que atendem pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social. Ao todo, foram produzidas cerca de 40 toucas e 10 mantas, confeccionadas pelas próprias participantes.
Mais do que ensinar técnicas artesanais, a Escola Municipal de Artes desempenha um papel essencial na promoção da inclusão social, do desenvolvimento cognitivo e da valorização da cultura. O espaço atende crianças a partir dos 6 anos, adultos e idosos, oferecendo cursos que estimulam a criatividade, fortalecem vínculos comunitários e contribuem para o bem-estar físico e emocional dos alunos. Além disso, as atividades desenvolvidas podem se transformar em uma importante fonte de geração de renda e empreendedorismo para muitas famílias.
O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, destacou a relevância da Escola de Artes para o município.
“A Escola de Artes é um patrimônio de Itaboraí. Hoje atendemos crianças a partir dos 6 anos até idosos, oferecendo um ambiente de aprendizado, convivência e desenvolvimento. Muitas pessoas encontram aqui, não apenas uma atividade de lazer, mas também uma oportunidade de adquirir novas habilidades, fortalecer a autoestima e até conquistar uma fonte de renda por meio do trabalho autônomo”, afirmou o secretário.

A campanha Inverno Quentinho tem como objetivo arrecadar e confeccionar peças de inverno para atender pessoas em situação de rua ou em extrema vulnerabilidade social, levando mais conforto e acolhimento durante o período de baixas temperaturas.
A aluna Clara Frasson, de 77 anos, contou como a Escola Municipal de Artes transformou sua rotina.
“Comecei na Escola como aluna de costura e, depois, fui conhecendo outros cursos. Hoje também faço tricô. A Escola de Artes é uma terapia para nós. É um lugar onde aprendemos, fazemos amizades, compartilhamos experiências e passamos momentos muito felizes”, destacou a aluna.
Secretaria Municipal de Comunicação
Noticias em Destaque