VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Cultura
Exposição “Palavras Sem Fronteiras” transforma palavras em imagens na Casa de Cultura de Itaboraí
Por Cultura
Publicado em 05/08/2025
A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CCHAT) abriu suas portas, nesta terça-feira (05/08), para a exposição “Palavras Sem Fronteiras”, idealizada pelo escritor Renato Lannes Chagas. A mostra, que segue até o dia 20 de agosto com entrada gratuita, convida o público a mergulhar em um universo onde a literatura se transforma em arte visual e onde as palavras cruzam fronteiras, unindo diferentes países por meio da linguagem.

O evento é promovido pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da CCHAT, e ocupa o Espaço do Artista Local Bira Alma Reggae, reunindo obras gráficas criadas a partir das capas de antologias e coletâneas organizadas por Renato. Cada imagem exposta carrega, além de forte apelo estético, o espírito coletivo dos projetos que vêm mobilizando autores e autoras de todo o Brasil, de Angola, Moçambique e outros países lusófonos.
“É emocionante ver a Casa de Cultura recebendo um projeto que conecta arte e literatura de forma tão potente e democrática. Palavras Sem Fronteiras representa exatamente o que acreditamos como política pública: cultura acessível, plural e transformadora”, afirmou o subsecretário municipal de Cultura e gestor da CCHAT, Alan Mota.
Mais do que ilustrações, as capas apresentadas são verdadeiras extensões visuais da literatura produzida nos projetos. A seleção gráfica, feita democraticamente pelos autores envolvidos, conta com criações dos artistas visuais Itamar Roter, Eloísa Aparecida da Rocha e Evandro Lessa, colaboradores frequentes nas edições idealizadas por Renato.
“Cada livro, cada capa e cada imagem é resultado de uma troca afetiva e voluntária. Gosto de dizer que é um projeto que nasceu da escuta e do desejo de reunir vozes diversas em torno de algo maior: o amor pela escrita”, destacou Renato Lannes Chagas, durante a abertura da mostra.

Renato, que se descobriu escritor em 2022, já soma 26 publicações digitais coletivas, reunindo cerca de 400 participantes em obras que exaltam a diversidade, a solidariedade e o poder de transformação da literatura.
A exposição também apresenta ao público alguns livros físicos que marcaram sua trajetória literária, tanto como autor quanto como leitor. A mostra desperta o olhar e a imaginação, transformando palavras em pontes e imagens em poesia.
A visitação pode ser feita na Casa de Cultura Heloisa Alberto Torres, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 303, no Centro de Itaboraí, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 17h às 21h. A entrada é gratuita.
Secretaria Municipal de Comunicação
Noticias em Destaque