Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Saúde

Itaboraí realiza a 1ª Feira de Empreendedorismo do Projeto Caminhos da Resiliência com mães atípicas da rede municipal

Por Saúde

Publicado em 11/12/2025

Evento reuniu mães de alunos atípicos atendidas pelos 13 polos de apoio psicossocial do município

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou na última quarta-feira (10/12) a 1ª Feira de Empreendedorismo do Projeto Caminhos da Resiliência, no Espaço do Artesão, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. O evento reuniu mães atípicas de alunos atípicos da rede municipal de ensino, que ao longo do último ano participaram de ações de escuta, acolhimento e fortalecimento emocional promovidas pela Saúde Mental, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a equipe e-Multi.

A feira apresentou produtos confeccionados por essas mães, que encontraram na atividade empreendedora uma nova forma de expressão, autonomia financeira e integração social. O Projeto Caminhos da Resiliência atende atualmente responsáveis de alunos atípicos em 13 polos distribuídos estrategicamente pelas escolas municipais, onde são oferecidos atendimento psicossocial, rodas de conversa, encaminhamentos e acompanhamento individualizado.

A secretária municipal de Saúde, Analice Rangel, destacou a importância do trabalho desenvolvido com as famílias e o impacto positivo do projeto.

“A gente conseguiu enxergar a família. Cada criança tem um lar, tem uma mãe que muitas vezes precisa de ajuda, e o nosso papel é estender a mão e dizer que elas não estão sozinhas. Sabemos que muitas mães de crianças autistas enfrentam abandono e até tentativas de suicídio, uma realidade muito dura. Por isso, o que temos feito na saúde é construir um braço de apoio, mostrando que elas podem contar conosco. Independente de ser saúde, educação ou assistência social, somos um grupo comprometido em ajudar cada cidadão de Itaboraí. Agradeço à equipe de saúde mental, que tanto admiro, e reforço que a porta da Saúde está sempre aberta para vocês”, disse a secretária.

A SEMSA, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), segue trabalhando para ampliar o alcance e garantir que mais famílias recebam assistência.

Durante o evento, a mãe atípica Daniela da Conceição, de 41 anos, moradora de Manilha e técnica de enfermagem, expôs seu trabalho e celebrou a oportunidade de participação.

“A iniciativa é muito boa porque dá visibilidade ao nosso trabalho. A rotina com uma criança atípica é intensa, cheia de terapias e cuidados, e isso nos impede de divulgar o que fazemos. Hoje, por exemplo, outra pessoa precisou levar minha filha para a terapia para que eu pudesse estar aqui. Esse espaço nos permite mostrar nossas habilidades e conquistar renda. Minha filha, Lorraine Flor, tem 10 anos, e momentos como esse nos fortalecem e nos motivam”, finalizou.

A 1ª Feira de Empreendedorismo marca um novo momento para o município, demonstrando que investir em saúde mental, autonomia e inclusão também transforma comunidades e fortalece vínculos familiares.

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe