Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Itaprevi

Itaprevi oferece informações sobre cirurgia gratuita de catarata em Itaboraí

Por Itaprevi

Publicado em 26/08/2014

maturidade saudável 1Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Itaboraí (Itaprevi) receberam algumas novidades na manhã desta terça-feira (26/08), na 11ª edição do programa Maturidade Saudável, como informações sobre a saúde ocular e a cirurgia gratuita de catarata oferecida pela Prefeitura de Itaboraí. Ao todo, 15 beneficiários se interessaram em realizar a cirurgia.

 

Segundo o subsecretário de Atenção Básica do município e médico perito do Itaprevi, Ronaldo Veiga, no início de maio, o prefeito Helil Cardozo determinou que o município realizasse um mutirão de cirurgia de catarata e colocasse o serviço de oftalmologia para funcionar, visto que a fila de pessoas para fazer a cirurgia era grande. Em menos de três meses, foram 250 procedimentos, todos custeados pela Prefeitura, no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior.

 

“Hoje, o tempo de espera pela cirurgia encurtou bastante, e dura, em média, até três semanas, desde que todos os exames estejam em mãos. Para os aposentados e pensionistas do Itaprevi que já passaram pelo oftalmologista e possuem os exames, mesmo que da rede privada, vamos realizar a marcação da operação na Central Municipal de Regulação. Os pacientes só deverão passar pela consulta com o médico que o vai operar, para ambos se conhecerem”, frisou Ronaldo Veiga.

 

O subsecretário ainda explicou que o procedimento é relativamente simples, com anestesia local e sem necessidade de internação. A cirurgia dura em média 20 minutos e a recuperação em torno de 15 a 20 dias.

 

“Esta é uma proposta do governo que deu e está dando certo. O detalhe a mais é que a lente é importada, com durabilidade maior e melhor”, destacou Veiga, colocando-se à disposição para eventuais dúvidas.

 

Segundo a presidente do Itaprevi, Erica Saraiva, a cirurgia gratuita de catarata foi um ganho para os beneficiários do instituto, visto que muitos deles não têm condições financeiras de custear a compra das lentes, que custam de R$ 2 mil a R$4 mil. “A assistência médica do Itaprevi oferece todo tipo de consulta e exames oftalmológicos, mas não arca com a compra das lentes, que fica a cargo dos aposentados e pensionistas. Preparamos ainda um informativo com o passo a passo da cirurgia, informações e sintomas da doença, dentre outros”, disse a presidente.

 

A programação contou ainda com inscrições para o workshop da Melhor Idade, no Jardim Botânico do Rio, que acontecerá no próximo dia 1º de outubro – Dia Nacional do Idoso – e inscrições para a edição especial de aniversário do programa Maturidade Saudável, no próximo dia 4 de novembro, no Colégio Adventista, Centro de Itaboraí. Além do tradicional café da manhã e entrega de contracheques.

 

O workshop contará com palestras de médicos e psicólogos credenciados ao Instituto, com temas sobre qualidade de vida na melhor idade. Os participantes receberão transporte e alimentação gratuita. Já a edição especial do Maturidade Saudável oferecerá uma tarde de entretenimento aos servidores inativos municipais e pensionistas, com uma apresentação teatral. Vale ressaltar que as vagas são limitadas.

 

Pensionista há dois anos, Ediberto Souza Farias, morador de Nova Cidade, elogiou o trabalho do Itaprevi junto a seus beneficiários.

 

“Eu sempre participo das ações que são realizadas por aqui, cada mês é uma novidade. Já me inscrevi para o passeio ao Jardim Botânico e também para a peça de teatro. Eu fui ao primeiro passeio ao Centro Cultural Banco do Brasil e adorei, por isso vou repetir a dose. Só não vou fazer a cirurgia de catarata porque não tenho este problema”, afirmou Ediberto.

 

O Itaprevi fica localizado na Rua São João, nº 110, Centro, Itaboraí. Mais informações pelo telefone: (21) 3785-6600.

 

Cirurgia gratuita de catarata em Itaboraí

Para se submeter à operação, é preciso solicitar avaliação médica da unidade de saúde pública mais próxima da residência do paciente, que irá diagnosticar se há perda de acuidade visual e suspeita de catarata. Pessoas com este perfil são encaminhadas para consulta com o oftalmologista, que atende na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira (Filoco), no Centro de Manilha.  Lá, será avaliado e, conforme a necessidade, encaminhado para a operação gratuita. Após a cirurgia, é realizado um acompanhamento periódico na unidade.

 

A catarata é a principal causa de perda de visão em adultos com 55 anos ou mais, causando cegueira. No entanto, o problema é altamente tratável, por meio dos avanços na cirurgia e nas lentes intraoculares. A operação é feita nos olhos, retirando a catarata. No local, é implantada uma lente intraocular gelatinosa, o que reduz o tempo da cirurgia (em média 20 minutos) e da recuperação (cerca de 15 a 20 dias).

Compartilhe