VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Educação
Estudante de Itaboraí é sucesso em Feira do Livro na Suécia
Por Educação
Publicado em 29/09/2014
Histórias, memórias, experiências, souvenirs e muitos livros foram trazidos da Suécia na bagagem do estudante da rede municipal de Itaboraí Ismael Oliveira, 13 anos. Junto de sua mãe, Joelma, ele chegou nesta segunda-feira (29/09) à sua casa, em Itambi, após conhecer de perto a Feira do Livro de Gotemburgo, no país europeu. A viagem foi um prêmio concedido pela Prefeitura, após o garoto vencer a etapa municipal da Olimpíada da Língua Portuguesa, realizada em conjunto com o Ministério da Educação.
Durante a estada na Suécia, acompanhado por uma equipe da Secretaria Municipal de Educação, Ismael pode transitar livremente pela Feira de Gotemburgo, e manteve contato com escritores brasileiros e do resto do mundo, além de apresentar ao público local um livro contendo os 25 trabalhos premiados na Olimpíada e uma revista bilíngue sobre Itaboraí.
“Foi maravilhoso. Fomos muito bem recebidos por todos, e quando eu dizia que era do Brasil e contava minha história, muita gente se interessava e parava para ouvir”, disse Ismael, que teve o auxílio de um intérprete durante toda a viagem. “Encontrei até um professor brasileiro, que dá aulas numa universidade de lá, e que me pediu autorização para utilizar meu texto com seus alunos”.
Emocionada com a oportunidade de conhecer a Suécia junto do filho, Joelma ressaltou a hospitalidade do povo local e suas impressões sobre o país.
“Foi melhor do que eu imaginava. As pessoas de lá são muito receptivas, e o Ismael deu um show!”, garantiu Joelma. “Ele se empenhou bastante em mostrar seu livro e a revista sobre Itaboraí, e muitas vezes virou o centro das atenções no stand”.
Desde a quinta-feira (25/09), Ismael atuou diariamente na Feira, onde a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria de Educação, ocupou um stand em parceria com a Editora ZL e a escritora Jô Ramos, que também contribuíram para viabilizar a viagem do estudante. Além de participar do evento, o aluno da Escola Municipal José Ferreira também teve a oportunidade de conhecer um pouco da cidade e de seus pontos turísticos.
“Adorei os parques, o sistema de transporte e a organização da cidade. Tudo é muito bonito e bem cuidado. Só não gostei da comida de lá, prefiro a da minha mãe, e também achei que, na Suécia, o povo fuma demais nas ruas, muito mais que a população daqui”, analisou Ismael.
A secretária municipal de Educação de Itaboraí, Susilaine Duarte, acompanhou Ismael e Joelma na Suécia, assim como a subsecretária e Ensino, Dilcelene Quintanilha.
“Tenho certeza de que o Ismael jamais se esquecerá dessa viagem, que vai acrescentar uma bagagem de vida maravilhosa para ele e sua família. E o mais importante: foi ele quem conquistou o direito de ir, por meio de sua dedicação aos estudos. Isso, certamente, vai servir de exemplo para os outros alunos da Rede”.
Pai de Ismael, Antonio Barreto, 40 anos, é operário de uma olaria em Itaboraí, e ressaltou a importância de se acompanhar o desenvolvimento dos filhos na escola.
“Eu e minha esposa não tivemos oportunidade de estudar como o Ismael e nossa outra filha, Joélida. Mas isso nunca foi motivo para que nós não exigíssemos deles dedicação total na escola”, disse Antonio. “Fazemos questão de acompanhar de perto o desempenho no colégio, comparecemos a todas as reuniões de pais e conhecemos bem os professores e a diretoria”.
Animado com a literatura, Ismael esreveu um diário de viagem, desde o embarque no aeroporto do Galeão a´te a volta para casa, e espera também poder ver seu novo texto publicado.
“Nunca tinha pensado em ser escritor. Mas, depois dessa chance, espero escrever mais, e ler cada vez mais também. Por isso, trouxe vários livros de lá, e vou dividir essa experiência com os meus parentes e colegas da escola”, disse o estudante.
Noticias em Destaque