Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Desenv. Social

Comperj: Itaboraí busca parceria para qualificar trabalhadores

Por Desenv. Social

Publicado em 15/02/2013

Zaqueu Teixeira e Audir Santana foto Carlos Mello

Com a construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) no município de Itaboraí, que prevê um grande desenvolvimento em toda a região, o prefeito Helil Cardozo busca parceria com o Governo do Estado para a qualificação de trabalhadores da cidade por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, gerenciado no Rio de Janeiro pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Apenas 20% dos trabalhadores do Comperj são de Itaboraí,  número reduzido devido à falta de mão de obra qualificada na cidade.

Na próxima terça-feira (19/02), o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana, entrega ao secretário estadual de Assistência Social, Zaqueu Teixeira, solicitação para a realização de cursos de qualificação profissional em Itaboraí. Na ocasião, ocorre a reunião de todos os secretários municipais fluminenses da área de ação social com Zaqueu, que falará sobre os cursos disponíveis no Pronatec. Recentemente, Audir Santana fez uma visita de cortesia a Zaqueu, quando conversaram sobre o impacto social que será causado com a construção do Comperj.
“Parabenizo o prefeito Helil Cardozo pela preocupação com essa área. O Governo do Estado se coloca à disposição para levar a Itaboraí os cursos de qualificação profissional que são oferecidos ao Rio de Janeiro pelo Ministério de Desenvolvimento Social através da nossa secretaria”, disse Zaqueu.
Segundo Audir, o Comperj conta hoje em seus canteiros de obras com cerca de 24 mil profissionais, sendo que apenas 4.800 são de Itaboraí, ou seja: 19.200 são trabalhadores qualificados de outras cidades e estados.
“Precisamos qualificar os  nossos trabalhadores para que sejam  inseridos nesse mercado, que está crescendo e crescerá ainda mais nos próximos anos”, afirma Audir. “A construção civil na região também está em franca expansão”, salientou.
O Pronatec, programa do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, visa, entre outras ações, expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada, além de qualificação profissional presencial e à distância.

Compartilhe