Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Itaboraí abre vagas para curso gratuito de Libras

Por Educação

Publicado em 02/01/2015

Curso de Libras em Itaboraí - Foto Sandro GironInteressados em aprender a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) têm a oportunidade de fazer o curso gratuito em Itaboraí, do nível 1 (iniciantes) ao 4, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), que abriu vagas para o ano de 2015. 

As inscrições podem ser feitas somente nos dias 5, 6 e 7 de janeiro (segunda, terça e quarta-feira), na sede da Semec, das 9h às 15h. A Secretaria fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 431, Centro.

As aulas acontecem uma vez por semana e são destinadas a surdos e ouvintes, com previsão de início no dia 26 de fevereiro, no Colégio Cenecista Alberto Torres, no Centro. Cada módulo tem seis meses de duração. Para o nível 1, foram abertas 120 vagas.

Uma dos instrutores do curso, Tarcísio Torres, surdo profundo, garante que o aprendizado da Libras abre as portas para o mercado de trabalho, tanto para deficientes auditivos, quanto para ouvintes.

“Além de intérprete e instrutor de Libras, também sou profissional de tecnologia e curso pedagogia”, afirma Tarcísio. “Cada vez mais empresas contratam pessoas que tenham conhecimento da Língua Brasileira de Sinais”.

Após a conclusão do curso, alunos que buscam oportunidades de emprego são encaminhados para o Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Itaboraí, que, em parceria com empresas instaladas na cidade, seleciona candidatos a vagas diversas.

“Temos tido bastante êxito na colocação de profissionais no mercado, surdos ou não, que são encaminhados pela Secretaria Municipal de Educação após a conclusão do curso de Libras”, afirma o diretor do Sine, Anderson Santana.

Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma forma de comunicação e expressão de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituindo um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Foi reconhecida oficialmente e aceita como a segunda língua oficial brasileira por meio da Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002.

Compartilhe