Habitação e Serviços Sociais

Habitação monta equipe para agilizar programas de moradia

Por Habitação e Serviços Sociais

Publicado em 26/02/2013

Escritório da Habitação

Equipe formada por profissionais trabalha no prédio da Secretaria

Um escritório formado por engenheiros, arquitetos, assistentes sociais e pedagogos trabalha para agilizar e pôr em prática todos os processos que envolvem projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Itaboraí. O grupo foi formado pelo secretário municipal de Habitação, Wolney Trindade, atendendo à determinação do prefeito Helil Cardozo, que pretende tirar da gaveta, o mais rapidamente possível, os programas habitacionais deixados de lado pela administração anterior, e também aqueles desenvolvidos a partir da atual gestão municipal, como o Casa Legal, que será lançado pela Prefeitura, e o Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

“Temos hoje uma equipe de 10 pessoas com o objetivo de orientar as famílias de baixa renda que irão morar em condomínios de casas ou apartamentos oferecidos pelos governos Federal, Estadual e Municipal. Vamos instruir também quem pretende construir, ampliar ou regularizar suas residências próprias”, disse Wolney Trindade.

Os assistentes sociais vão cadastrar e avaliar as famílias que terão direito às novas moradias, e os professores promoverão reuniões para dar orientações sobre o dia a dia nos condomínios, abordando questões como regras de convivência e normas de moradia. As famílias também receberão orientações sobre economia de água e energia elétrica e de procedimentos relacionados à coleta de lixo. Já os engenheiros, arquitetos e estagiários vão oferecer à população de baixa renda orientações técnicas, disponibilizando, inclusive, projetos de moradias para quem obtiver um lote e quiser construir, regularizar ou ampliar sua casa.

“O prefeito Helil quer todas as casas regularizadas após as vistorias que serão feitas por técnicos das secretarias de Habitação, Obras, Meio Ambiente e Urbanismo”, frisou Wolney Trindade.

Wolney participa, nesta terça-feira (26/02), de uma reunião com técnicos da Caixa Econômica Federal (CEP). O encontro acontece a partir das 10 horas, no Salão Nobre da Prefeitura, com a presença de vários secretários municipais. Na ocasião, serão apresentadas as normas do programa Minha Casa, Minha Vida, do Ministério das Cidades, que será implantado em Itaboraí ainda em 2013.