Novo bairro terá obras em outubro

Publicado em 01/03/2013

Saiu na MídiaA Tribuna – 01/02/2013

Secretários municipais de Itaboraí conheceram, ontem, a área de um milhão de metros quadrados onde será construído um novo bairro, com toda infraestrutura e entrega de títulos de propriedade, numa parceria dos governos municipal, estadual e federal. Essas obras, que fazem parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), têm início previsto para outubro e beneficiarão dezenas de famílias que moram em locais de risco. Numa pequena área do terreno está instalada a Colônia Tavares de Macedo, em Venda das Pedras, antigo hospital que funciona hoje como ambulatório.
Segundo o secretário municipal de Habitação, Wolney Trindade, o projeto, que foi praticamente ignorado pela administração anterior de Itaboraí, está em ritmo acelerado, com a documentação em andamento. Os secretários municipais que visitaram a área entregarão, até 15 de março, sugestões para acrescentar ao projeto nas áreas de Saúde, Obras, Meio ambiente, Esporte e lazer, Educação, Planejamento, Serviços públicos, Transporte e Agricultura.
“Entreguei hoje (ontem) ao prefeito Helil Cardozo um documento do Instituto de Terras do Estado do Rio de Janeiro (Iterj, órgão da Secretaria de Estado de Habitação), que colocou seus técnicos à disposição da Prefeitura para desenvolver um trabalho visando o assentamento fundiário e regularização para, finalmente, a entrega do título de propriedade”, disse Wolney Trindade.
No novo bairro, onde já moram cerca de mil pessoas, serão construídos, inicialmente, 55 apartamentos que receberão famílias de baixa renda e que estejam morando em áreas de risco. Em seguida, outras 230 unidades serão erguidas, além de áreas de lazer e escolas. Haverá, ainda, a implantação de uma linha de ônibus para atender a comunidade, que terá lotes destinados à instalação do comércio local, como padarias, mercados, bares, lanchonetes e farmácias.
O terreno pertence ao Estado que, por meio da Cehab, o está cedendo à Prefeitura, com o projeto já aprovado pelo Ministério das Cidades. O investimento inicial para os serviços de topografia, planta, legalização e parcelamento do solo, entre outros, é de R$ 1 milhão por parte do governo do Rio de Janeiro. Já o Ministério das Cidades vai disponibilizar, para a realização das obras, cerca de R$ 70 milhões. Quanto à Prefeitura de Itaboraí, como contrapartida, após a conclusão das obras, caberá a implantação da linha de ônibus e da rede de serviços públicos, como coleta de lixo, iluminação e manutenção das vias, praças e escolas.