Meio Ambiente e Urbanismo

Dia da Mata Atlântica é celebrado com plantio de mudas no Parque Paleontológico São José

Por Meio Ambiente e Urbanismo

Publicado em 27/05/2024

Celebrando o Dia Nacional da Mata Atlântica, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU), realizou uma ação, nesta segunda-feira (27/05), com alunos da Escola Municipalizada de Tempo Integral Ângelo Buriche Coutinho, localizado em Curuzu. As atividades aconteceram no Parque Paleontológico São José de Itaboraí, no bairro São José.

Com apoio da Guarda Municipal, por meio do Grupamento Especial de Proteção Ambiental (GEPAM), os 25 estudantes da Educação Infantil, fizeram uma visita guiada, iniciada no museu, que abriga registros paleontológicos encontrados no parque, fósseis e toda a história sobre a exploração do calcário na região.

Fotos: SEMCOM

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Matos, falou sobre o significado desta data e como ensinar a importância do meio ambiente para as crianças pode transformar o futuro.

“É importante trazer o conhecimento para os estudantes com esse contato direto com a natureza. Além disso, o Parque tem sido bastante visitado por representantes da Petrobrás, da UFF, entre outros, e proporcionar que as crianças entrem em contato com a natureza ajuda no conhecimento. Hoje, cuidar do meio ambiente é a coisa mais importante que existe no mundo, por conta das questões climáticas atuais. Ver a alegria dessas crianças de estarem aqui, respirando esse ar puro engrandesse e fortalece o nosso futuro”, expressou o secretário.

Vale destacar que a Central de Visitantes também conta com uma reprodução em tamanho menor da preguiça-gigante, um dos fósseis de mamíferos encontrados no registro paleontológico do parque.

Ao final da visita guiada, os alunos puderam conhecer a bacia sedimentar, além de contribuírem para a preservação do meio ambiente, realizando o plantio de mudas de Ypê Amarelo, Ypê Roxo, Flamboian e 7 copas.

A diretora da Escola Municipalizada de Tempo Integral Ângelo Buriche Coutinho, Roberta Figueiredo, falou sobre o privilégio do acesso ao Parque Paleontológico São José de Itaboraí e como isso impacta o dia a dia dos alunos.

“Visitar o Parque é uma atividade que a gente já tem em nosso projeto pedagógico. Essa data é muito importante para o meio ambiente e para a preservação da nossa Mata Atlântica, e o que ainda existe dela. É muito importante preservar esse lugar, porque traz para a gente interesse mundial, por conta da riqueza arqueológica que abriga e todo o trabalho de preservação. Nós viemos trabalhando muito essa questão com nossos alunos e já percebemos uma resposta positiva”, finalizou a diretora.