Ronda escolar é reativada

Por Educação

Publicado em 06/03/2013

Ronda escolarA Prefeitura de Itaboraí reiniciou, nesta terça-feira (05/03), o serviço de ronda escolar, que estava interrompido desde o ano passado. Inicialmente, uma viatura com dois guardas vai percorrer as unidades de ensino municipais, com previsão de aumento do efetivo a partir da convocação e treinamento de novos guardas, previstos para ocorrer até o fim do primeiro semestre.

Além da ronda, a Secretaria Municipal de Segurança também abriu um canal direto de comunicação entre as diretoras das escolas e a Guarda Municipal, para o informe imediato de qualquer ocorrência ou caso suspeito que necessite de investigação.

A meta do Secretário Municipal de Segurança, Ricardo Sales, é aumentar gradualmente o número de viaturas responsáveis pela ronda, até que cada um dos oito distritos seja coberto por uma equipe.

”O serviço estava interrompido desde o ano passado, e já conseguimos reativá-lo nesses dois primeiros meses de gestão, no início da volta às aulas”, lembra Sales. “Com a convocação de novos guardas até o fim do primeiro semestre, já vamos ampliar a cobertura”.

O comandante da Guarda Municipal, major Carlos Henrique Gonçalves, lembra da importância da retomada da ronda escolar:

“O serviço zela pela segurança das crianças e adolescentes nas escolas. Nossos guardas estão capacitados e equipados para entrar em ação, inclusive para receber pedidos de ajuda das escolas e contatar imediatamente nossa base operacional ou até mesmo a polícia militar, caso seja necessário”, diz o comandante.

Até o fim do primeiro semestre, cerca de 20 novos guardas concursados devem ser convocados.