Saúde realiza mutirão contra a dengue

Por Saúde

Publicado em 07/03/2013

Acao contra a dengue

Agentes da Prefeitura vistoriam caixa d’água e orientam moradores

Agentes de combate a endemias de Itaboraí realizaram, na manhã desta quarta-feira (06), um mutirão contra a dengue no bairro Nova Cidade, no Centro, numa espécie de “Operação Pente Fino” por todo local, para detectar focos do mosquito Aedes aegypti, alertando sobre a necessidade de eliminar itens como garrafas pet, pratinhos de plantas, e possíveis reservatórios de água limpa e parada, como pneus, latas e tambores sem tampa. Telas de náilon para caixas d’água, folders e cartazes explicativos também foram distribuídos para a população com orientações de como eliminar os criadouros e evitar o nascimento de novos mosquitos.

A ação da Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, faz parte do movimento “Rio Contra Dengue”. O secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, afirma que o papel da população também é de grande importância no combate à dengue.

“O ambiente doméstico concentra 80% dos focos de dengue. Estamos fazendo a nossa parte, com agentes visitando residências, levando informativos e colocando tela nas caixas d’água para evitar que o vetor deposite suas larvas”, disse o secretário. “Mas o papel da população também é fundamental. Todos têm de manter seus terrenos limpos, eliminando os focos da dengue”.

A aposentada Marieta Duarte, de 74 anos, entendeu o recado, e ganhou uma tela nova para sua caixa d’água:

“Tenho um quintal grande, mas estou sempre varrendo e evito acumular lixo ou deixar água parada. Os vasos das minhas plantas não ficam com pratinhos, porque sei que é um local onde o mosquito adora deixar as suas larvas. Procuro sempre fazer a minha parte”.

Sala de Situação

Na última terça-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí montou uma Sala de Situação para concentrar todas as informações sobre a dengue na cidade. O objetivo é monitorar semanalmente os casos suspeitos da doença e mapear as regiões da com maiores índices de infestação, além reforçar a mobilização para o combate à doença.

Além disso, o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior recebeu da Secretaria de Estado de Saúde medicamentos e equipamentos para auxílio no combate à dengue. Foram entregues dois descansos de braço, três suportes de soro e 10 cadeiras de hidratação, que se somam às 14 que o município já oferececia. Todo o material foi levado para uma unidade de hidratação, que irá atender, com agilidade, pacientes que chegarem com os sintomas da doença.

“O Estado está nos ajudando, enviando esta remessa do Kit Dengue. Estamos tomando as medidas necessárias e trabalhando intensamente para oferecer todos os recursos aos nossos pacientes”, afirmou Edilson Santos.

Prevenção

Desde o início deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí intensificou os trabalhos de controle e prevenção da doença, principalmente neste período do ano, quando as chuvas contribuem para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Diariamente, 152 agentes de controle a endemias, do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD), visitam residências e áreas de difícil acesso, como becos, terrenos baldios, ferros-velhos, dentre outros, para encontrar focos de criadouros de mosquito.

“O objetivo é alertar a população de que é preciso se manter atento sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e os riscos da doença. A vitória nessa luta depende do engajamento de todos, poder público e cidadão”, frisou o gerente técnico do Programa Municipal de Controle da Dengue, Ivonilson Barbosa Carvalho. “É de suma importância a colaboração do morador, que deve continuar o trabalho após a visita dos agentes”.

Mais informações podem ser obtidas no telefone 2639-8176, que também recebe denúncia de focos do mosquito.

Balanço

De acordo com o Levantamento do Índice de Infestação Rápido (LIRAa), realizado em janeiro, o município está classificado como de médio risco para casos de dengue. Nos dois primeiros meses deste ano, foram notificados 926 casos suspeitos da doença. Não houve óbito neste período.