Ciência e Inovação

Itaboraí celebra o Dia Internacional da Mulher

Por Ciência e Inovação

Publicado em 08/03/2013

Cartaz A3 Dia da MulherÍtaboraí veste-se de cor-de-rosa nesta sexta-feira, 8 de março, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, com atividades dedicadas ao público feminino ao longo de todo o dia na Avenida Amélia Saraiva dos Santos, no Centro, e um grande show, à noite, com a cantora itaboraiense Tahlita Pertuzatti, destaque do programa The Voice Brasil. Ela canta a partir das 21 horas na Praça Marechal Floriano.

Desde a quarta-feira (06/03) à noite, a Avenida Amélia Saraiva dos Santos, foi interditada para a montagem do palco e das tendas que abrigarão artistas e representantes de diversos órgãos e secretarias municipais, com a oferta de serviços como assessoria jurídica, exames médicos, vagas de emprego, exames médicos, dicas de beleza e atividades para terceira idade, entre outras ações voltadas às mulheres.

Após a abertura oficial do evento, a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o dia começa com uma aula de ginástica para os idosos, que homenagearão a primeira-dama do Município, Ana Cardozo, por sua contribuição na luta por melhorias na qualidade de vida da terceira idade. Em seguida, a Banda da Guarda Municipal se apresenta no palco montado na Avenida, e logo após, atores e dançarinos encenam um espetáculo especial para as mulheres. Na ocasião, a dançarina Nathálie Alves, natural da cidade, também será homenageada.

Após o horário de almoço, a festa continua com a apresentação de shows musicais e um desfile de moda organizado pelo Espaço Universitário, quando será eleita a Miss Espaço Universitário 2013.

Encerrando as festividades, o palco principal da festa passa a ser a Praça Marechal Floriano Peixoto, onde a cantora itaboraiense Thalita Pertuzatti, destaque do programa de TV The Voice Brasil, se apresenta.

Ações sociais

Entre as ações socais oferecidas ao longo do dia, haverá uma tenda do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Itaboraí, que oferecerá oportunidades de inscrição para vagas de trabalho voltadas ao público feminino. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social estará presente com um estande de informações e encaminhamento da população para os respectivos órgãos de atendimento, de acordo com cada necessidade. Da mesma forma, o Centro de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica (Ceam) estará a postos para orientar e encaminhar possíveis vítimas de abuso.

As idosas vão contar com a presença de equipes do projeto Vida em Movimento, que divulgará, em sua tenda, seus novos projetos e cursos disponíveis para este ano. Já a Secretaria de Saúde oferecerá exames preventivos e de mamografia para mulheres de todas as idades, além de verificação de glicose e pressão arterial e orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), incluindo a distribuição de material de prevenção. Haverá, ainda, a presença de fisioterapeutas, que farão massagens gratuitas e oferecerão dicas de alongamento e prevenções de lesões.

Nutricionistas estarão de prontidão para realizar consultas visando uma melhor alimentação do público feminino, e dentistas farão serviços de limpeza bucal e aplicação de flúor.

Beleza

A beleza também fará parte do evento, com a disponibilização de um salão de cabeleireiro que realizará cortes e penteados gratuitos, além de um espaço dedicado à maquiagem, com dicas para as mulheres se cuidarem, evitando excessos, com direito a serem fotografadas.

Para as estudantes, a Secretaria de Educação preparou um estande para a divulgação de seus principais projetos, como a implementação do ensino integral nas escolas do Município. Já o Espaço Universitário preparou diversas ações voltadas para o público jovem. As atividades na Avenida Amélia Saraiva dos Santos vão até às 17 horas.

Noticias em Destaque