Defesa Civil

Mulheres ganham dois dias de celebração em Itaboraí

Por Defesa Civil

Publicado em 10/03/2013

Prefeitura cor de rosa

Prédio da Prefeitura Municipal de Itaboraí ganhou iluminação core de rosa em homenagem às mulheres

O Viva Bela, evento que marcou a celebração do Dia Internacional da Mulher em Itaboraí, começou na manhã de sexta-feira, 8 de março, entrou pela noite, com o show da cantora itaboraiense Thalita Pertuzatti, e se estendeu pelo sábado, com a continuação das ações sociais oferecidas por 18 tendas montadas pela Prefeitura, com representantes de várias secretarias do Município, que prestaram serviços diversos, de dicas de beleza a exames preventivos e de mamografia, passando ainda por orientações jurídicas e encaminhamento para vagas de emprego. Outra atração, na noite de sexta-feira,  foi a iluminação especial, em cor de rosa, da sede da Prefeitura Municipal.

Show Talita

Cantora Thalita Pertuzatti, destaque do The Voice Brasil, cantou na Praça, na noite de sexta-feira

O prefeito Helil Cardozo marcou presença nos dois dias, participando ativamente da celebração, inclusive, aproveitando para experimentar os serviços disponibilizados em alguns dos estandes. Na sexta-feira, o prefeito cortou o cabelo no salão de beleza montado em uma das tendas, e que também oferecia, às mulheres, dicas e serviços de maquiagem gratuitos, com direito a foto após concluído o novo visual. No sábado, Helil aproveitou para medir sua pressão e nível de glicose.

“Este evento é só uma pequena demonstração da atenção que esta gestão quer dar às mulheres de nosso município”, disse Helil. “O DIa da Mulher não é apenas em 8 de abril, mas em todos os dias do ano”.

Um concurso de beleza também fez parte da programação, com a eleição da estudante de Letras da UFF Fabiane Carneiro, como a Miss Espaço Universitário.

“Achei o evento maravilhoso, e espero que aconteça sempre aqui na cidade. Estou muito feliz por ter sido eleita em meio a mulheres tão bonitas”, disse Fabiane.

Helil no Dia Internacional da Mulher

Prefeito Helil Cardozo participou dos dois dias de celebração em homenagem às mulheres

A programação foi encerrada às 17h de sábado. Durante dois dias, cerca de sete mil pessoas foram atendidas nos estandes.

“Parabenizo todos os profissionais que se empenharam para realizar este evento, que foi um sucesso. Agradeço também a presença expressiva das mulheres nestes dois dias de ação social, que receberam serviços importantes para sua saúde e bem-estar”, afirmou Helil, que ainda caminhou pelas ruas da cidade para ouvir a população.

Serviços

O evento contou com a participação de diversos órgãos da Prefeitura. O Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Itaboraí cadastrou currículos para cursos de capacitação e inclusão no mercado de trabalho. A secretaria municipal de Desenvolvimento Social também marcou presença, esclarecendo sobre as ações dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), assim como do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), que prestou orientações às mulheres vítimas de violência.

Já a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu exame preventivo; encaminhamento para mamografia; medição de glicose e verificação de pressão arterial. Houve ainda a distribuição de preservativos; palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos; consultas com nutricionistas; além da ação de fisioterapeutas, que deram orientações a respeito da prevenção de lesões. Dentistas ofereceram higienização, aplicação de flúor e distribuição de escova, fio dental e pasta de dente.

Um estande da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou a divulgação do projeto da implantação do ensino integral no município.

A dona de casa Patrícia dos Santos, 34 anos, moradora do bairro Ampliação e mãe de quatro filhas, elogiou a qualidade do atendimento. “Nosso município estava precisando de um evento como este, com diversos serviços exclusivos às mulheres em um só lugar. Recebemos um tratamento de primeira, foi tudo muito rápido e organizado. Estão de parabéns”, declarou.

A estudante Tânia de Lima, 27 anos, moradora de Papucaia, em Cachoeiras de Macacu, também aproveitou a oportunidade para fazer exames. “Estava passando por Itaboraí, vi este evento e resolvi participar. Assim que cheguei já fui logo atendida para fazer preventivo e mamografia. É a primeira vez que faço, porque na minha cidade é muito demorado e difícil. Tive sorte em passar por aqui e conseguir resolver em algumas horas o que poderia levar meses”, comemorou.

A tenda com mais procura foi a que ofereceu corte de cabelo e escovação. Uma equipe de cabeleireiros entrou em ação para cuidar das madeixas e deixar as mulheres ainda mais belas. Foi o caso da pensionista Eunice Araújo Dantas, 60 anos, que, durante toda a vida, só cortou o cabelo duas vezes. “Na primeira vez eu era bem mocinha. E da última vez foi quando eu me casei. Há anos não sei o que é ir ao salão de beleza, fazer uma escova, uma hidratação. Essa oportunidade é maravilhosa para dar um trato no meu visual. Quero ficar bonita hoje. Eu mereço. Quem sabe eu não arrumo até um namorado?”, brincou a moradora de Itambi.

Aulão de ginástica

A programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher foi aberta na manhã da última sexta-feira (08) pelo Prefeito Helil Cardozo, que aproveitou a ocasião para cortar o cabelo numa das tendas que funcionou como salão de beleza e estética e conversar com o público. “Este evento é só uma pequena demonstração da atenção que esta gestão quer dar às mulheres de nosso município”, disse Helil na ocasião. “O dia da mulher não é hoje. É todo dia. Hoje é apenas uma data especial, e espero que vocês possam aproveitar ao máximo”.

A celebração também contou com o programa Vida em Movimento, que realizou um aulão de ginástica, contagiando todos os que passavam pelo local.

Noticias em Destaque