VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Obras
Prefeitura reforma 60 veículos em dois meses de governo
Por Obras
Publicado em 18/03/2013
Com apenas 65 dias de governo, a Prefeitura de Itaboraí devolveu à população 60 veículos que se encontravam quebrados ou abandonados na garagem municipal. Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 6 caminhões, 4 motoniveladoras, 4 retroescavadeiras, 3 ônibus escolares e 41 veículos para uso administrativo (Gol, Saveiro e Kombi) estão entre os carros recuperados. E até sexta-feira (22) mais dois carros leves e um caminhão com cesto aéreo para iluminação pública, que passam por reparos mecânicos, começam a rodar para melhorar o atendimento à população.
De acordo com o levantamento feito no início do governo, foram encontrados 86 veículos parados há pelo menos dois anos no pátio da Secretaria Municipal de Obras.
“Quando assumimos esta oficina, em janeiro, encontramos um cemitério de veículos aqui. Um monte de carcaças empilhadas, misturadas. Enfim, um grande caos. Um descaso com o dinheiro e patrimônio públicos”, afirma o chefe do setor de manutenção de veículos, Rodrigo Barreto
Entre os veículos abandonados pela administração anterior foram encontrados muitos automóveis sem motor, pneus e bancos. O estado dos veículos foi considerado tão precário pela equipe da secretaria que muitos sequer têm condições de serem consertados, e serão levados a leilão público. Os carros parados eram usados como repositório de peças, num grande processo de “canibalização automotiva”, diz Barreto.
“Muitos destes veículos eram para estar salvando vidas, outros ajudando a limpar a cidade ou prestando serviços na área administrativa. Pretendemos
aumentar o número de veículos consertados nos próximos dias, quando chegarão peças novas. A determinação do Prefeito Helil Cardozo é a de recuperar o maior número de carros para serem utilizados pelas secretarias de Saúde e Educação. Quanto mais carros atuando nas ruas, mais rápido e eficiente será o atendimento à população”, acrescentou o mecânico.
Frota
Atualmente, o setor de manutenção de veículos conta com 26 funcionários, entre eletricistas, mecânicos, pintores, borracheiros, lavadores e pessoal administrativo. Em casos simples, o carro pode levar apenas algumas horas para ficar pronto ou no máximo uma semana, se o problema for mais complexo.
“Estamos fazendo um controle da frota e implantando a manutenção preventiva dos veículos. Antes o automóvel parava aqui quando já estava quebrado. Agora, nós avisamos aos motoristas quando o veículo deve fazer as revisões. Além disso, todos os carros que passam pela oficina saem daqui lavados e lubrificados”, frisa Barreto.
Motolância
Na semana passada, uma motolância zero km, abandonada no almoxarifado central da Prefeitura desde setembro de 2010, foi levada para a oficina mecânica para uma revisão geral. Doada pelo Ministério da Saúde, a ambulância sobre duas rodas nunca havia sido usada.