Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Teatro Municipal é vistoriado e passará por reforma

Por Educação

Publicado em 19/03/2013

Vistoria no Teatro Municipal - Foto Sandro Giron

Agentes da Defesa Civil estiveram no Teatro, onde realizaram uma vistoria

A pedido da Fundação Cultural de Itaboraí, a Defesa Civil vistoriou, na segunda-feira (18/03), o Teatro Municipal João Caetano, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. O laudo técnico ficará pronto em 15 dias, mas o presidente da Fundação, Cláudio Rogério Dutra, afrima que o local  ficará fechado preventivamente, e deve ser interditado, devido às más condições do prédio, herdadas da gestão anteior. A Prefeitura, agora, planeja sua reforma completa.
Na vistoria, foram constatados problemas na instalação elétrica e no sistema de combate a incêndio, além de irregularidades na saída de emergência, que não atende às exigências do Corpo de Bombeiros.
O engenheiro Clóvis Neto, da a Defesa Civil, foi um dos responsáveis pela vistoria.
“Notamos que, do jeito que está, o local não pode funcionar. A instalação elétrica, por exemplo, está em condições muito precárias”. disse Neto.
Nas dependências do teatro foram encontrados problemas no quadro elétrico, infiltração, telhas quebradas, banheiros sem ventilação adequada e falta de iluminação e de manutenção do palco, entre outras irregularidades.
Cláudio Rogério Dutra lembra que, além dos problemas estruturais, o teatro também não oferece condições técnicas para apresentações de alto nível, nem de conforto para a plateia:
“Encontramos o teatro sem poltronas, se ar-condicionado e também sem sistema de som e luz”, afirma.
Cláudio diz, ainda, que a Fundação já entrou em contato com a Secretaria Municipal de Obras para a elaboração de um grande projeto de reforma do Teatro.
“O prefeito Helil Cardozo tem um verdadeiro carinho pelo Teatro Municipal. Ele não quer soluções paliativas, e sim, resolver em definitivo a situação”, diz Cláudio.
A Prefeitura já iniciou a busca de recursos para a realização das obras, que podem vir de emendas federais. Enquanto o Teatro permanecer fechado, uma lona cultural funcionará como um teatro provisório, e sera instalada ao lado da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, também no Centro.

Compartilhe