Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Itaboraí: abastecimento total em três anos

Por

Publicado em 21/03/2013

Saiu na MídiaA Tribuna – 21/03/2013

Todos os olhos estão voltados para Itaboraí, considerada a cidade do futuro, com a instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) que mobiliza hoje cerca de 24 mil trabalhadores em seu canteiro de obras. Hotéis de nível internacional (Ibis e Meliá) estão surgindo, indústrias de vários segmentos, como da construção civil, estão chegando, gerando emprego e renda. Para acompanhar este crescimento, o prefeito Helil Cardozo determinou, no início da sua administração, que seu secretariado desenvolva ações, inclusive em parceria com os governos estadual e federal.
Em alguns meses, começa o projeto “Abastecimento Total de Itaboraí”, que levará água potável para todos os cantos da cidade. Cursos de qualificação profissional serão implantados para capacitar os trabalhadores do município, já que o mercado está em franca expansão e carente de profissionais preparados para atender as empresas que estão se instalando em Itaboraí.
A empresa Cohidro ganhou a licitação para elaborar o projeto Abastecimento Total de Itaboraí, que será entregue em seis meses à Cedae, e será responsável pelo trabalho de canalização de abastecimento, construção da estação de tratamento e reservatórios de distribuição. A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos no prazo de três anos após a aprovação do projeto.
“A notícia não poderia ser melhor para o povo de nossa cidade, com a água potável chegando em todas as residências. Temos vários projetos de moradias, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com o governo federal, que ofertará casas e apartamentos para as famílias que hoje moram em áreas de risco, e o Minha Casa, Minha Vida, que atenderá as famílias de baixa renda”, comemorou o secretário municipal de Habitação, Wolney Trindade.
Amanhã, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana, terá um encontro, às 15h, com a subsecretária de Estado de Assistência Social e Descentralização de Gestão, Nelma de Azeredo.
Nesta reunião, Audir Santana buscará vagas para cursos de qualificação oferecidos pelo Estado e, também, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, que no Rio de Janeiro é gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.
Segundo Audir, o Comperj conta hoje em seus canteiros de obras com cerca de 24 mil profissionais, sendo que apenas 20% são de Itaboraí, ou seja: 19,2 mil são trabalhadores qualificados de outras cidades e estados.
“Precisamos qualificar os nossos trabalhadores para que sejam inseridos nesse mercado, que está crescendo e crescerá ainda mais nos próximos anos”, afirma o vice-prefeito e secretário municipal. “A construção civil na região também está em franca expansão”.
O Pronatec, programa do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, visa, entre outras ações, expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada.

Compartilhe