Itaboraí realiza Semana de Combate à Tuberculose

Publicado em 22/03/2013

Secretario de Saude Edilson dos Santos - Foto Sandro Giron

Secretário Municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos

Referência estadual no combate e tratamento da tuberculose pulmonar, Itaboraí inicia, nesta segunda-feira (25/03), a semana de luta contra a doença. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é reforçar o trabalho de orientação, prevenção e diagnóstico precoce da tuberculose por meio da busca ativa de casos suspeitos. A mobilização, que acontece até 2 de abril, inclui atividades educativas e ações com equipes de Saúde do Município, marcando também o Dia Mundial de Luta contra Tuberculose, lembrado neste domingo (24/03).

O secretário de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, afirma que a programação foi planejada para avançar no combate e no controle da doença no Município.

“Queremos conscientizar a população sobre a tuberculose. Sabemos que, se os pacientes forem tratados no início, a cura virá mais rápida e o contágio é  evitado”, ressaltou o secretário.

Para a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Maria José Fernandes Pereira, a Semana é importante para a quebra da cadeia de transmissão da doença.

“Nossos profissionais estão orientados para descobrir casos suspeitos dentro de suas comunidades e aptos para o encaminhamento às Unidades de Saúde da Família”, diz Maria José. “Quem apresentar tosse contínua por mais de três semanas e não puder comparecer ao evento poderá fazer, gratuitamente, o exame de baciloscopia, realizado com o escarro do suspeito de ser vítima da doença, na unidade de saúde mais próxima de casa”.

Sintomas

A tuberculose, ainda nos dias de hoje, permanece como um problema de saúde mundial. Cada paciente com a doença, sem tratamento, pode contaminar de 10 a 15 pessoas. Porém, ainda há muito preconceito e desinformação a respeito, além de uma grande resistência ao medicamento.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Kock, que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos. Os sintomas mais frequentes são tosse persistente (seca no início, mas depois com secreção, pus ou sangue), cansaço excessivo, febre baixa e emagrecimento acentuado.

No caso de tosse contínua por mais de três semanas, é aconselhável que o paciente procure a unidade de saúde mais próxima de casa para fazer o exame. A tuberculose tem cura e o tratamento é realizado gratuitamente na rede pública de saúde durante seis meses, não podendo ser interrompido.

Programação da Semana de Combate à Tuberculose

Segunda-feira (25/03) – 9h às 15h – Café da manhã no Restaurante Cidadão Governador Mário Covas (Restaurante Popular)

Terça-feira (26/03) – 9h – atividades educativas e mobilização social com pacientes do Programa Municipal de Controle da Tuberculose

Quarta-feira (27/03) – 9h – atividades educativas com as equipes dos Postos de Saúde da Família (PSF´s)

Segunda-feira (01/04) – 9h – atividades educativas com as equipes dos Postos de Saúde da Família (PSF´s)

Terça-feira (02/04) – 9h – atividades educativas com as equipes dos PSF´s e na Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira, em Itambi.