Município inicia a Semana de Luta contra a Tuberculose

Por Saúde

Publicado em 25/03/2013

Combate a tuberculose - Fotos Sandro GironPara marcar a Semana de Combate à Tuberculose, iniciada no último domingo (24), Dia Mundial de combate à doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí realizou, nesta segunda-feira, uma ação educativa no Restaurante Cidadão Governador Mário Covas (mais conhecido como Restaurante Popular) com profissionais do programa de Controle da Tuberculose. A mobilização, que acontece até o dia 2 de abril, tem a intenção de conscientizar e orientar a população sobre a doença, além de realizar busca ativa de casos suspeitos para realização de tratamento.

Agentes de saúde distribuíram panfletos e esclareceram dúvidas dos frequentadores, que aproveitaram para se informar sobre os principais sintomas da tuberculose. Foi o caso do aposentado José Carlos Santos, 66 anos, que há dois anos apresentou os sintomas da doença: tosse por mais de três semanas e perda de peso. Após passar pelo exame, ele constatou que estava com tuberculose.

“Procurei um posto de saúde e comecei o tratamento. Depois de nove meses, fiquei curado. A cada seis meses faço exame de raios-X do meu pulmão para ficar tranqüilo”, contou o aposentado. “Uma ação como essa é sempre muito importante para a gente aprender a se cuidar”.

O secretário de Saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos, destaca que o Município montou uma força-tarefa para realizar ações contra a tuberculose durante este período, mobilizando a sociedade e realizando palestras e atendimento médico imediato para casos suspeitos.

“Não podemos descuidar um só instante desta doença. Estamos priorizando a descoberta de focos do bacilo. Além disso, nossos profissionais de saúde estão empenhados em tratar os pacientes até a cura total”, afirmou o secretário. “A tuberculose é uma doença que nasceu no passado, mas que ainda está muito presente entre nós”.

Para Maria José Fernandes, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, o objetivo da ação é oferecer o máximo possível de informação para que as pessoas levem esse conhecimento para suas famílias e comunidades, ajudando na prevenção.

”A tuberculose é uma doença curável, mas é preciso ser diagnosticada o quanto antes e tratada da maneira correta. Todo tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, esclareceu Maria José.

Cura
Asituação epidemiológica do município apresenta um aumento de 75% na cura e 10% na taxa de abandono. O índice de mortalidade ficou em 0,9%, em 2011. Atualmente, há 60 pacientes em tratamento no município. Os remédios são distribuídos toda semana e o paciente deve fazer uma consulta de revisão uma vez por mês. Caso não compareça no período de duas semanas, equipes de saúde vão até a casa do paciente verificar o porquê da interrupção do tratamento. Os exames também são estendidos aos familiares que moram com a pessoa infectada.

No Brasil
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. Estima-se uma prevalência de 50 milhões de infectados no país. Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan/MS) revelam que 85 mil casos novos são notificados anualmente no país, com aproximadamente seis mil óbitos em decorrência da doença. Cada paciente pulmonar bacilífero, se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.

Nos últimos anos, o Brasil e o mundo vêm ampliando esforços para o controle da tuberculose, que continua sendo um grande problema de saúde pública, essencialmente em função do aparecimento da AIDS, do aumento do processo migratório e da pobreza. Os índices da doença, que diminuíam gradativamente na década de 80, voltaram a crescer nos anos 90, associados ao também risco de aparecimento de bacilos resistentes.

Sintomas
Os sintomas da tuberculose incluem tosse persistente, falta de ar, perda de peso e dor no peito. Se não for tratada, pode se espalhar para os nódulos linfáticos, a espinha e os ossos, levando à morte. A doença tem cura, mas o tratamento dura cerca de seis meses e o paciente não deve parar ao se sentir melhor.

PROGRAMAÇÃO EM ITABORAÍ:

26/03 – 9h – atividades educativas e mobilização social com pacientes do Programa Municipal de Controle da Tuberculose

27/03 – 9h – atividades educativas com as equipes dos Postos de Saúde da Família (PSFs) e do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior.

02/04 – 9h – atividades educativas com as equipes dos PSFs e na Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira, em Itambi.