De mãos dadas contra a dengue

Publicado em 27/03/2013

Unidos contra a dengueA Tribuna – 27/03/2013

Um dia depois de São Gonçalo confirmar que há epidemia de dengue na cidade, a prefeitura da cidade se uniu à vizinha Itaboraí e fizeram uma grande mobilização em Marambaia e Apolo 3, bairros limítrofes. Com o apoio da Subsecretaria Estadual de Governo, a força-tarefa rodou várias ruas para conscientizar e orientar a população em relação ao combate à doença.
A mobilização envolveu cerca de 300 funcionários, entre técnicos de vigilância em saúde, agentes de endemias e profissionais do Programa de Saúde da Família de Itaboraí e São Gonçalo. Os prefeitos de Itaboraí Helil Cardozo, de São Gonçalo, Neilton Mulim (São Gonçalo) e a subsecretária estadual de Governo da Região Metropolitana, Cristiane Amaral, também participaram da ação, caminhando pelo bairro, distribuindo panfletos, colando cartazes no comércio local e alertando a população sobre a doença.
“Este tipo de ação será realizada de forma contínua durante todo este ano. Os setores responsáveis pela prevenção à doença estavam em total estado de abandono em Itaboraí. Desde que assumimos o governo, realizamos ações intensivas de combate à proliferação do mosquito” afirmou Helil Cardozo. “Esse é um trabalho de parceria, que precisa do envolvimento de todos para dar bons resultados. A Secretaria de Estado de Governo está comprometida com os municípios e irá disponibilizar os esforços necessários para que essa epidemia não se repita nos próximos anos”.
“A guerra contra o mosquito da dengue é de todos. Estamos fazendo a nossa parte, como Poder Público, mas a população tem um papel fundamental, pois 80% dos focos estão nas residências. Aqui mesmo nossos agentes encontraram pneus abandonados com larvas do mosquito”, informou Mulim.
A subsecretária Cristiane Amaral também lembrou da luta contra o mosquito Aedes aegypti.
“Temos que somar forças; estado, prefeituras e população, para acabar de vez com o mosquito. Nossas ações vão continuar. No próximo dia 9 estaremos em Venda das Pedras (Itaboraí) para realizar uma nova mobilização contra a dengue na cidade. A luta não pode parar”, assegurou Cristiane.

CASOS
São Gonçalo registrou este ano 3.041 casos de dengue e investiga dois óbitos. Na última segunda-feira, o Lira (Levantamento Rápido de Infestação) saltou de 1.3 para 2.5 colocando a cidade em estágio de epidemia. Em Itaboraí, foram notificados 1.993 casos suspeitos da doença, sem morte. Em 2012 a cidade notificou 973 casos. O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro deste ano, apontou que o município encontra-se em estado de alerta, registrando um índice de 2,4%. O bairro mais atingido é Ampliação, seguido por Manilha, Nova Cidade e Venda das Pedras.