Eleições: estudantes vão escolher o próprio uniforme

Por Educação

Publicado em 31/03/2013

Vista essa camisaA Prefeitura de Itaboraí realiza, a partir desta semana,  o projeto pioneiro “Vista essa camisa”, da Secretaria Municipal de de Educação, que permitirá aos próprios alunos da rede pública municipal a escolha dos uniformes a serem utilizados durante o ano letivo, por meio de votação direta. A partir de três modelos previamente selecionados, os estudantes e seus pais escolherão qual dos modelos será adotado.
A partir desta segunda-feira (01/04), as escolas receberão uma espécie de urna eletrônica, na qual aluno e responsável terão direito a um voto cada. O período para a votação termina no dia 12. Na segunda-feira seguinte, dia 15, os alunos saberão qual uniforme será utilizado.
Segundo o prefeito Helil Cardozo, a eleição estimula a integração entre pais e alunos e serve como lição de democracia.
“É mais do que justo que o próprio aluno escolha o que vai vestir durante todo o ano”, diz Helil. “Esse processo de escolha aproxima os alunos e os insere no contexto democrático em que vivemos. Ao votar no uniforme preferido, os estudantes vão ter consciência de que isso vai interferir em suas rotinas durante todo o ano letivo”.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as opções de uniforme disponíveis para a votação foram elaboradas a partir de pesquisa prévia realizada com os alunos e seus respectivos responsáveis, para que os modelos correspondam às necessidades do Ensino Infantil (idade entre 2 e 8 anos), Ensino Fundamental e Ensino Médio (idade entre 9 e 17 anos) do Município, e também agrade e estimule os estudantes, estética e visualmente.
Todas as escolas participarão da campanha. O período de votação será diferenciado em cada unidade, de acordo com a quantidade de alunos em cada escola.
O uso do uniforme é obrigatório em todas as escolas municipais de Itaboraí, mas as cores e modelos utilizados até agora vinham desagradando à maioria dos alunos. A estudante Ana Claudia, de 15 anos, comemora a novidade.
“Ninguém gostava do antigo uniforme,  tirava até o ânimo para estudar, diz a menina. “Eu adorei as três opções. Vai ser difícil escolher uma só”.
Para garantir a confiabilidade dos resultados, a Secretaria de Educação definiu que só será permitido um único voto por participante. Cada turma, no ato da votação, deverá ser acompanhada pela professora.
Leticia Vitoria, também aluna do Município, declarou sua aprovação à ideia por meio de uma mensagem na página do Facebook do prefeito Helil Cardozo.
“Hoje pulei surtei de alegria, na escola votação dos uniformes até que enfim um prefeito que pensou nos uniformes”,  escreveu a aluna.
Os alunos matriculados no EJA (Educação de Jovens e Adultos) também terão direito ao voto. As urnas eletrônicas permanecerão nas escolas que funcionam em período noturno, para que todos possam votar em seus uniformes favoritos. A previsão é a de que o novo uniforme seja oficialmente lançado no 22 de Maio, durante o desfile cívico em homenagem ao aniversário da cidade.