Crianças elegem próprios uniformes utilizados em escolas municipais

Publicado em 02/04/2013

Escolha de uniformes - Foto Sandro GironO Fluminense – 01/04/2013

Começou nesta segunda-feira o processo eleitoral pelo qual alunos e seus responsáveis escolherão, via eleição direta, o modelo de uniforme a ser adotado na rede municipal de ensino de Itaboraí. A Escola Municipal Clara Pereira, no bairro Nova Cidade, foi a escolhida pela Secretaria Municipal de Educação para dar início ao processo eleitoral.

O projeto “Vista Essa Camisa” passará por todas as escolas e creches municipais de Itaboraí. Os alunos e responsáveis poderão escolher uma entre as três opções de uniforme apresentadas. A urna eletrônica utilizada para a votação visitará as unidades de ensino até o dia 11 de abril. No dia 15 será divulgado qual uniforme foi o escolhido.

A Secretária de Educação e Cultura, Susilaine Duarte, acompanhada dos subsecretários da pasta e também da primeira-dama do Município, Ana Maria Cardozo, que é professora concursada, acompanharam o primeiro dia de votações. Susilaine destacou a importância de estimular a democracia entre os alunos.

“Eles estão participando de um processo democrático, tendo o poder da escolha e a responsabilidade de tomar decisões. Esse projeto, além de escolher um novo uniforme, vai exercitar a cidadania entre os alunos e os pais”, declarou a secretária.

Entre os alunos, as regras de votação eram seguidas à risca. “Já sei qual eu vou votar, mas não posso dizer porque minha professora disse que o voto é secreto”, disse João Vitor Machado, de 7 anos.