Município e Governo do Estado firmam nova parceria

Por Governo

Publicado em 20/04/2013

Helil Cardozo e Felipe Peixoto assinam convênio - Foto Sandro GironO prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), Felipe Peixoto, assinaram nesta sexta-feira (19-04) um convênio para promover a integração de políticas públicas e a troca de experiências por meio de apoio técnico e operacional entre a Prefeitura e a Secretaria. O objetivo é atuar em conjunto na estruturação territorial da cidade e em projetos de requalificação e infraestrutura urbana.

Fico imensamente feliz por concretizar essa parceria, que não gerará custo algum para a Prefeitura. Pelo contrário, teremos um ganho muito grande”, disse Helil Cardozo. “Sem dúvidas, vamos conseguir trazer muitas realizações, não apenas para Itaboraí, mas para o Estado do Rio de Janeiro”, disse o prefeito, agradecendo a parceria com a secretaria.
A cooperação prevê ainda o intercâmbio de recursos humanos e a utilização comum de estruturas do município e da Sedrap para programas, projetos e ações a serem desenvolvidas na cidade.
É um prazer estar novamente em Itaboraí. Fico muito feliz em tratar desse assunto com um prefeito comprometido, interessado e acessível como o Helil”, disse Felipe Peixoto. “Quando o governador Sérgio Cabral me chamou para assumir a Secretaria, pediu para que eu atuasse em todo o Estado, e que desse atenção especial ao Leste Fluminense, nessa região do entorno do Comperj. Essa parceria com Itaboraí é de grande importância”.
Felipe lembrou que a assinatura do convênio apenas formalizou ações que já vêm acontecendojunto à Prefeitura de Itaboraí, como o geoprocessamento, no qual imagens captadas por satélite são disponibilizadas pela Sedrap à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo para o melhor planejamento e controle do crescimento da cidade. Também está em andamento um projeto pelo qual a Sedrap dá apoio aos agricultores locais, oferecendo, inclusive, assistência técnica.

Conforme o termo assinado nesta sexta-feira, caberá  à Sedrap, entre outras ações, criar um grupo de trabalho com representantes das duas partes e realizar capacitações que fortaleçam o planejamento territorial e a gestão participativa integrada no município. Já a Prefeitura dará apoio à secretaria na criação do grupo de trabalho e no atendimento a demandas originárias dos planos e projetos a serem executados, além de promover a participação da comunidade no processo de elaboração das ações.

Também participaram da assinatura do convênio o secretário municipal de Trabalho e Renda, Álvaro Adolpho, e o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana.