Itaboraí tem novas instalações do Pronto Socorro Infantil

Por Saúde

Publicado em 26/04/2013

Antiga tenda improvisada que atendia às crianças sai de cena

Nova unidade ainda é provisória, mas de nível superior à antiga tenda

Nova unidade ainda é provisória, mas de nível superior à antiga tenda – Foto Sandro GIron

A Prefeitura de Itaboraí inaugurou, nesta sexta-feira, as novas instalações do Pronto-Socorro Infantil (PSI) do município, que passa a ocupar três salas reformadas da Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva, em Nancilância.

A ação marcou o fim das atividades da tenda de emergência pediátrica, que há quase um ano atendia às crianças na área externa do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior. O espaço custava aos cofres públicos R$ 44 mil mensais de aluguel, cujo contrato foi assinado pela gestão anterior da Prefeitura. Ao todo, o município já havia gasto cerca de R$ 500 mil com a manutenção da tenda, enquanto os custos previstos para a construção de um novo PSI estão orçados em R$ 160 mil.

“Essa tenda me incomodava muito. Estamos entregando a população um PSI provisório que ainda não é o ideal, mas é muito melhor que aquele espaço improvisado que atendia nossas crianças”, afirmou Helil, junto com o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana, diversos vereadores e outros membros do Executivo.

PSI - Helil discursa na inauguracao

Helil: “Quero um atendimento de excelência para nossa população, e o sucesso da nossa administração depende efetivamente da disposição de cada servidor que trabalha nesta unidade”

“Quero um atendimento de excelência para nossa população, e o sucesso da nossa administração depende efetivamente da disposição de cada servidor que trabalha nesta unidade”, discursou Helil, emocionado.

O novo setor terá capacidade diária para atender cerca de 100 crianças, contando com pediatra 24h durante os sete dias da semana. O secretário municipal de saúde, Edilson Francisco dos Santos, acompanhado do diretor geral do hospital municipal, Wilson Seidl, afirmou que Itaboraí terá a melhor saúde do Estado do Rio de Janeiro.

“Durante muito tempo foi oferecido uma situação indigna para as crianças que procuravam atendimento de emergência na cidade. Quando o Prefeito Helil assumiu a gestão nos deu um prazo de três meses para acabar com essa “tenda dos horrores” e melhorar o atendimento, tirando todos do desconforto do sol e da chuva”, disse. A partir de hoje, estamos humanizando e cuidando com mais atenção deste público. Como médico pediatra, fico ainda mais feliz em entregar um equipamento como este para população de Itaboraí”, frisou Edilson.