Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Desfiles abrem comemorações

Por

Publicado em 03/05/2013

Escolha de uniformes - Foto Sandro GironO São Gonçalo – 03/05/2013

Em comemoração aos 180 anos de emancipação político-administrativa de Itaboraí, celebrados no próximo dia 22 de maio, a Prefeitura vai iniciar uma série de desfiles cívicos escolares, hoje, em Venda das Pedras. A solenidade marca, ainda, a apresentação oficial do novo uniforme escolar, escolhido por eleição direta de alunos e pais. No domingo, o desfile ocorre em São José. Os desfiles vão acontecer durante todos os fins de semana até o dia 22, quando um grande desfile ocorrerá na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.

“Este é um ano especial, que marca não apenas os 180 anos de Itaboraí, mas também o início de uma nova forma de gestão na educação. A eleição onde nossos alunos escolheram o próprio uniforme é apenas uma amostra dessa nova filosofia”, afirma o prefeito Helil Cardozo.
Além das 86 escolas e creches municipais, as unidades estaduais e particulares de ensino de Itaboraí também participam da série de desfiles, cujo tema este ano é “Nossas escolas: espaços de memória e identidade”, com base na temática escolhida para a Educação Municipal de 2013: “Educação de Itaboraí: um resgate das memórias por um futuro transformador”.

“Itaboraí passa por um momento de grandes investimentos em diversos âmbitos, onde a maior preocupação que se estabelece é a de efetuar um crescimento socioeconômico sem perder a sua identidade, de cidade que tem orgulho de suas raízes. Valorizar a história das nossas escolas é valorizar os nossos alunos, que são o que há de mais importante”, disse Clemária Ramos, subsecretária de Educação Integral e Projetos Estratégicos, referindo-se ao tema escolhido.

A creche municipal Odilia M. Rocha vai abrir os desfiles, hoje, às 8h, na Rua César Xará. Ao todo, 16 escolas desfilarão no primeiro dia. No domingo, a primeira a desfilar será a creche municipal Liliosa de Azeredo Cotrim, na Praça Nuno Duarte, em São José, às 8h.
Além da banda da Guarda Municipal, outras 10 bandas, todas de escolas municipais, também participarão dos desfiles cívicos. Os cerca de 12 mil alunos mais as bandas integrantes de projetos especiais da prefeitura desfilarão em oito bairros diferentes, com o objetivo de apresentar à sociedade, a história dos seus espaços escolares com suas devidas particularidades e aspectos. Somados os pais, demais cidadãos e funcionários de diversos setores da Prefeitura, o evento contará com cerca de 45 mil envolvidos.
Além de água e um kit de lanche preparado sob supervisão nutricional para os participantes dos desfiles, haverá, ainda, suporte da Secretaria Municipal de Saúde, que fornecerá uma ambulância para atender os presentes.

Compartilhe