Começam as obras de 45 km de esgotamento sanitário em cinco bairros

Por Obras

Publicado em 08/05/2013

Secretario Rafael Cohen junto a funcionarios da obra - Foto Edmilson de SouzaComeçaram na manhã desta terça-feira (07/05), em Itaboraí, as obras de implementação de 45 km do sistema de esgotamento sanitário nos bairros de Ampliação, Nova Cidade, Centro, Jardim Imperial e Retiro. A primeira fase teve início na Rua João Feliciano da Costa, com uma frente de trabalho prevista para durar cerca de 60 dias, e que fará a colocação de redes em 12 ruas em Ampliação e Rio Várzea.

A obra, projetada pela Fundação Bio/Rio (UFRJ), está orçada em R$ 89 milhões e tem previsão de término em dois anos. O projeto é resultado de uma multa aplicada pelo Governo do Estado à Petrobras. O trabalho, realizado pela empresa Colares Linhares, é fiscalizado e acompanhado de perto pelo secretário municipal de Obras, Rafael Cohen.

“A Prefeitura disponibilizou um assessor técnico da Secretaria de Obras para acompanhar diretamente a empreitada. Daremos toda a atenção e suporte possível às solicitações da empresa que executa o serviço”, garantiu o secretário.

Durante o primeiro dia, Rafael Cohen aproveitou a oportunidade para conversar com alguns moradores da região e responder às suas dúvidas. Para evitar transtornos, as intervenções serão feitas por etapas ao longo das vias, com  as valas para a colocação da tubulação sendo abertas a cada 50 metros. Somente após a conclusão do serviço em cada trecho, incluindo a restauração do trecho, as equipes passarão para a próxima parte.

Obras comecaram nesta terca-feira - Foto Edmilson de SouzaRafael Cohen também pede a ajuda da população, no sentido de que nenhum morador faça qualquer ligação de seu esgoto domiciliar na rede que está sendo construída, sob o risco de o esgoto retornar para dentro das casas.

“As ligações de esgoto somente poderão ser feitas nessa nova rede após o término da construção da Estação de Tratamento de Esgoto, quando os moradores serão orientados pela Prefeitura a fazer a ligação do esgoto de suas casas”, lembra o secretário.

Agentes da Prefeitura têm distribuído panfletos informativos com instruções e informações aos moradores a respeito dos serviços que estão sendo realizados.

A Secretaria Municpal de Trânsito também atua junto ao empreendimento, providenciando sinalização e interdições dos trechos onde acontecem as obras.

O morador de Ampliação Jorge Luiz da Silva se mostrou satisfeito com a forma como os trabalhos estão sendo executados.

”Nós, da comunidade, vamos ajudar a Prefeitura na fiscalização do serviço. Ficarei de olho, principalmente para ver se eles vão pavimentar tudo como estava antes. Pode ter certeza que iremos cobrar junto com a Prefeitura”, disse o morador.