Saúde: AME de Itambi é reinaugurada pela Prefeitura

Por Saúde

Publicado em 11/05/2013

Itaborai reinaugura a AME Itambi - Foto Edmilson de SouzaA Prefeitura de Itaboraí reinaugurou, nesta sexta-feira (10), as instalações do Atendimento Médico Emergencial (AME) em Itambi. A unidade irá beneficiar, em média, 2 mil moradores por mês, que já podem contar com clínica médica e pediátrica, consultório dentário, laboratório para análises clínicas e duas ambulâncias para transferências de pacientes.

O posto funcionará em horário integral, inclusive nos finais de semana, com uma equipe composta por 24 médicos, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. A gestão será exclusiva da Prefeitura, que terá uma despesa mensal de R$ 300 mil para adminstrar o prédio.

A unidade está equipada com leitos para observação adulto e infantil, espaço para recreação, salas para espera, vacinação, medicação, nebulização e sutura. Também possui aparelhos de eletrocardiograma, desfibrilador e cardioversor (que revertem parada cardiorrespiratória), respirador,  cadeiras de rodas e ampla estrutura física adaptada para os portadores de necessidades especiais.

Bastante emocionado, o prefeito Helil Cardozo afirmou que a AME é uma conquista para população de Itaboraí.

Helil Cardozo (D) e Audir Santana (E) inauguram a AME - Foto Edmilson de Souza“Quando assumi o governo, encontrei esta unidade fechada, e isso me entristecia, porque conheço as dificuldades do povo de Itambi. Determinei ao secretário de Saúde prioridade total na reabertura da AME”, lembrou Helil, junto com o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana, diversos vereadores e outros membros do Executivo.

E acrescentou: “Mas não sou irresponsável em colocar para funcionar uma unidade sem os equipamentos apropriados para salvar vidas, atuando de forma negligente. Saúde não é brincadeira.  Por isso agora estamos dando dignidade a esta comunidade. E vamos fazer muito mais para retribuir o voto e o carinho que os moradores me deram quando eu andava por estas ruas, nas minhas caminhadas de campanha”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de saúde, Edilson Francisco dos Santos, destacou os problemas enfrentados para que o posto fosse devolvido para população.

“Agradeço o empenho de todos os servidores que trabalharam para que esta unidade fosse reaberta e voltasse a funcionar como emergência 24 horas, coisa que nunca foi no passado”, frisou o secretário. “A AME será uma referência para esta região. Para isso estamos trabalhando para reorganizar os postos de saúde da família que atendem o distrito de Itambi. Estamos trabalhando de forma coletiva, integrada, construindo uma nova saúde para Itaboraí”, frisou Edilson.

O Atendimento Médico de Emergência 24h Verdis Pacheco Pinto está localizado na Rua Nestor Viana, s/nº, João Caetano, Itambi. Mais informações no telefone 2736-0913.